Pages

The Capsule Cafe - Uma Hidden Gem na Ericeira.

É desde os finais de 2021, ainda com o covid presente nas nossas vidas que Tanya e Sacha, um casal ucraniano que se apaixonou pela vila da Ericeira em 2018 e decidiu criar raízes abriu o seu The Capsule Cafe, um dos restaurantes de passagem obrigatória na vila e uma boa sugestão para quem quer viver uma experiência diferente. Estética arquitetônica de design contemporâneo, aliada a uma cozinha de autor que surpreende não só pelo cuidado na apresentação, como na qualidade do produto servido e de toda a sustentabilidade envolta no mesmo, trabalhando na sua maioria com fornecedores locais e pequenos. Venham com calma e tempo para apreciarem as propostas gastronómicas inusitadas e irreverentes da equipa.


O The Capsule Cafe apresenta uma decoração minimalista, sofisticada e clean, de forma a dar destaque ao produto que nos é servido à mesa ou ao balcão. O projeto concebido pelo Atelier Réalité, apresenta apontamentos de excelência pensados ao detalhe pelo casal, tais como, as mesas feitas de material reciclado de um produtor inglês Smile Plastic, as loiças feitas pelo produtor nacional Studio Neves e algumas obras de arte de artistas internacionais de renome, que conferem ao espaço unicidade e requinte.


Ao leme do projeto encontra-se o chef Alex Horbenko, também ele de origem ucraniana. Com um percurso profissional de 12 anos marcado por diversas experiências em prestigiadas cozinhas e quintas. Na base da filosofia da sua cozinha, estão técnicas complexas de fermentação, cozinha molecular e outras que lhe permitem criar uma cozinha invulgar, ousada e singular, com propostas criativas que resultam em combinações inéditas de sabores. O conceito que quer passar às pessoas é que o The Capsule Cafe é muito mais que um restaurante. O chef afirma que “O que quero com a minha cozinha é mostrar às pessoas que comer não serve apenas para nos satisfazer a fome, mas sim que cada prato ou ingrediente tem uma história para contar.”


Cria e recria pratos tradicionais de vários países, como Portugal, Ucrânia e Ásia, com combinações irreverentes e inusitadas, como é o caso do húmus com camarão, kombucha, caviar e dióspiro, o porco preto com molho de amêijoa, cogumelo e furikake, a sopa de castanha, com língua de vaca e cogumelos marinados e para terminar, o cheesecake basco, com koji mole e crumble de trigo sarraceno, que se podem acompanhar, por exemplo com um copo de vinho branco Uivo Pet Nat. Com um menu à la carta, para qualquer opção do dia, as criações propostas mudam de acordo com os ingredientes disponíveis localmente. A carta de vinhos tem uma seleção cuidada e singular com uma aposta forte nos vinhos naturais e biológicos de produtores nacionais. O respeito pela procura do melhor produto, evitando o desperdício alimentar, aliado à criatividade e irreverência na cozinha, são os pilares que estão na essência do conceito deste restaurante bistrô da Ericeira.


Além destas propostas, o The Capsule Cafe também organiza de tempos em tempos jantares temáticos ou pop ups, tal como o que sucedeu nos passados dias 24 e 25 de março, onde o conceituado barista Vladyslav Demonenko, que foi Campeão Ucraniano de Café em Bebidas Espirituosas, e colocado em 2º lugar no Campeonato Mundial de Café em Bebidas Espirituosas de 2022, juntou-se a ao hef Alex Horbenko e ao barista Modestino Corradopara para desenharem um menu muito especial onde o café foi a estrela da companhia. No The Capsule Cafe, já existe diariamente café de especialidade, com algumas marcas de excelência com a procura pelos melhores grãos e sabores. Ao leme do café que lá se consome está Modestino Corrado, italiano, com um percurso profissional marcado pela experiência em prestigiadas cafetarias como Ozone, Coffee Roasters e Taylor Street Baristas, em Londres, onde trabalhou antes de abraçar este projeto.


O The Capsule Cafe é uma lufada de ar fresco na vila, tornando-se o local ideal para partilhar bons momentos à mesa, a qualquer altura do dia, entre amigos e família. Neste restaurante saboreia-se o melhor do produto local numa explosão de sabores surpreendentes e usados.


Aberto de terça-feira a domingo das 9h00 – 15h00 e das 19h00 – 22h00 tem a capacidade de 26 lugares. O valor médio por pessoa ronda os 30€ mas com um pouco de tudo. Conseguem fazer uma refeição mais em conta como é natural. Os jantares temáticos ou pop-ups têm um valor médio de 85€ mas com 8 momentos de degustação mais bebidas incluídas. É pet-friendly por isso os patudos são todos bem vindos e até têm direito a biscoitos. Podem reservar através do 912 203 807.

Bom apetite.