Pages

Província - Onde o Campo abraça a cidade numa cozinha Italiana de autor.

Longe do frenesim da cidade, mas por baixo de bons olheiros e amantes da cozinha italiana, encontra-se o Restaurante Província. Situado no nº 48B numa das esquinas da Avenida de República, este restaurante é um pequeno tesouro por descobrir e desbravar. Cozinha tradicional Italiana com um toque de contemporaneidade pelas mãos de Francesco Ogliari, o proprietário do restaurante Tua Madre em Évora e também Chef Consultor do Grupo Pasta Non Basta, que detém não só o Província, como o Memória em Campo de Ourique e os Restaurantes Pasta Non Basta em Alvalade e Avenidas Novas.


Como todos os bons restaurantes italianos o Província baseia a sua cozinha em dois pilares básicos. Excelência da matéria apresentada e confeção fácil onde o que sobressai é o sabor. Apostando muito em encurtar a distância entre o campo e a cidade, apenas trabalham com pequenos produtores de legumes e vegetais, que garantem a qualidade e a sazonalidade dos produtos servidos. A carta é composta pelos habituais "antipasti & insalata", "primi" e "secondi", isto sem deixar e lado os "contorni", as "pizze" e os "dolci".



Comecemos pelas entradas e pelo lírio curado com citrinos em caldo fumado de peixe e vegetais. Prato de apresentação simples e de sabor intenso que nos agarra bem à cadeira por um inicio de refeição que não podia ter sido melhor. Nos copos ainda estávamos a terminar os Negronis quando a segunda entrada nos chega à mesa também ela por sugestão da sala. Um incrível tártaro de vitela Mertolenga DOP com gema de ovo e parmesão de 24 meses de cura com balsâmico de Modena. É verdade que um bom tártaro depende muito da qualidade da carne, mas não só. Para nós o ovo faz toda a diferença e ali sente-se uma gema fresca e não ovos de grandes superfícies como na maioria dos casos. Mais uma vez a simplicidade do produto de qualidade elevada a proporcionar-nos momentos únicos no nosso palato.


Passamos aos pratos principais e os copos enchem-se de um vinho Zabù da Sicilia da casta Grillo que nos traz a frescura e acidez necessária para os pratos que se seguem. Começámos pelos ravioli de espinafre e queijo de cabra nacional com cebola e nozes. Um prato de conforto também ele cheio de sabor, massa al dente e um molho envolvente cheio de sabor onde a sálvia predomina no mesmo e também nas folhas levemente fritas que fazem de guarnição ao prato. Seguiu-se a estrela da refeição. Uma fabulosa lula dos açores grelhada, tagliolini com manteiga de spirulina. Mais uma vez a massa no ponto perfeito envolvida num mar de molho que se devora da primeira à ultima gota, a fazer de "cama" para esta lula bem fatiada e cuja cabeça primeiro vai à grelha e de seguida passa por uma tempura que a deixa deliciosamente crocante. A ideia é ir comendo um pouco de tudo e claro, passar tudo pelo molho.


Já de barriga cheia, mas novamente desafiados pela equipa, provámos duas sobremesas. Uma tarte brulée bem caramelizada com parmigiano e uvas maceradas, e um confortável crumble de pera com gelado de baunilha. Mais uma vez sobremesas simples mas com um toque contemporâneo que deixa saudades.


O Província está aberto todos os dias das 12h às 23h30, sendo que à sexta-feira e sábado o horário alarga até às 00h30. O valor médio ronda os 30 a 35€ por pessoa já com vinho incluído. Compensa muito ir em grupos de 4 ou 6 pessoas para poderem provar mais pratos desta cozinha que é das mais reconfortantes da nossa cidade. Podem e devem fazer as vossas reservas para o 210 999 604.

Bom apetite.