Pages

É tempo de brindar

Copos ao alto, está na época de se brindar. As festas estão à porta e o que não vão faltar são oportunidades para fazer um brinde, seja a dois, num grupo de amigos ou com a família, o importante é erguer o copo.



Mas mais importante que um copo erguido, é o liquido que este contém pois ninguém gosta de fazer brindes com bebidas simples e enfadonhas. Inspirados nas nossas bebidas de eleição e com a consultoria de alguns amigos que percebem do assunto, decidimos partilhar convosco cocktails fáceis de fazer em casa e que fazem a alegria de todos. 



Começamos pelo Gin, mundialmente conhecido pela sua versão tónica. Mas esta bebida é muito mais que uma parte de espirituosa, para quatro partes de água, e não há nada como surpreender os nossos amigos com um cocktail simples com Beefeater 24. Para isso, precisamos de:

50ml Beefeater 24 
2 rodelas de laranja 
20ml sumo de limão
10ml xarope de chá lapsang souchong 
5ml xarope de açúcar

Num shaker com gelo juntamos todos os ingredientes, incluido as rodelas de laranja. Agitamos intensamente. Com a ajuda de um coador filtramos o liquido para um copo de cocktail. Como guarnição usamos uma casca de laranja, mas não sem antes pulverizarmos o cocktail com os óleos da mesma. Para fazer os xaropes usamos a proporção de duas medidas de açúcar para uma medida de água. No caso do xarope de lapsang souchong, primeiro fazemos uma infusão de chá e posteriormente usamos o chá como a "medida de água", o resto mantêm-se nas mesmas proporções.



A mais elegante Vodka que conhecemos é a nossa próxima convidada. Falamos da Absolut Elyx, a primeira vodka premium no mundo. Fácil de se beber devido à sua suavidade, é a vodka ideal para fazer cocktails dignos de um bom anfitrião e que se tornam inesquecíveis.

50ml Absolut Elyx
3 "dashs" de bitters (pode ser Angustura)
50ml de sumo de Cranberry (à venda em super-mercado)
25ml xarope de açúcar
20ml sumo de limão
6 a 8 framboesas frescas

Num shaker macerar ligeiramente 6 framboesas. De seguida adiciona-se os outros ingredientes, acrescenta-se gelo e agita-se com intensidade. Num copo de bar, estilo "collins" com gelo em cubos, verter a mistura do shaker usando um coador e guarnecer com duas framboesas. Um cocktail apaixonante, com a cor do amor.



Whiskey. Ninguém conhece o potencial desta bebida até a começar a beber. Simples, "on the rocks", ou uma parte de Jameson para quatro partes de ginger ale Schweppes, sem esquecer o "squeeze" de lima. Contudo Jameson é muito mais que um simples whiskey e a sua versatilidade na cocktelaria tem-se vindo a notar com o aparecimento das versões Caskmates, Crested e Black Barrel. É com este último whiskey que é envelhecido em barricas duplamente tostadas que vamos deliciar os nossos amigos.

50ml Jameson Black Barrel
25ml sumo de limão
15ml xarope de açúcar 
15ml claras de ovo pasteurizadas
3 "dashs" de Angustura bitters 

Num shaker juntamos todos os ingredientes e agitamos energicamente. Vertemos o conteúdo diretamente para um copo de whiskey cheio de gelo e guarnecemos com um zest de limão. Este cocktail também funciona sem a clara de ovo, que aqui serve apenas para dar corpo ao cocktail e criar um efeito de espuma no seu topo.



Todos estes cocktails foram criados por profissionais e testados por nós. Tal como na pastelaria, as receitas têm de ser levada à letra, caso contrário a coisa pode não correr muito bem. No que diz respeito ao sumo de limão, usem limão fresco que faz toda a diferença. 

Feliz Ano Novo e muitos brindes para todos.