Pages

NOS Primavera Sound 2017

Sabemos que o Pai Natal deixa as prendas a quem se porta bem, o que não sabíamos é que a prenda podia ser em modo cartaz de festival de música. É verdade, foi na passada terça-feira que o festival mais cool da cidade do Porto apresentou o cartaz da sua sexta edição. Falamos do NOS Primavera Sound que em 2017 decorre de 8 a 10 de junho, no Parque da Cidade.


Eclético e alternativo como sempre, não só pelo cartaz que apresenta, mas também pela forma como o apresentou, usando as redes sociais e um filme que parecia um live, onde um jovem vagueava pela cidade e fazia pequenas "insta stories" alusivas às bandas que vão atuar. Com nomes bastante consolidados no mundo da música, como é o caso de Bon Iver que regressa após uma paragem de 5 anos e com novo trabalho; Justice que vêm apresentar o mais recente disco "Woman" ou Nicolas Jaar; e outros totalmente desconhecidos pela maioria do público, as sonoridades do Primavera Sound vão deambular pelo hip-hop, R&B, rock, eletrónica, soul, indie, punk entre outros géneros. 


Oriundos um pouco de todo o mundo de Inglaterra vem Skepta com a sua sonoridade urbana e única, de Los Angels chega Flying Lotus com o seu hip-hop. Do Canadá, Richie Hawtin que há dias esteve no Lux apresenta o seu minimalismo no festival e novamente de Inglaterra vêm também os Metronomy com a sua pop eletrónica. Run The Jewels e Miguel também representam os Estados Unidos, os primeiros com o seu hip-hop menos convencional, o segundo no seu registo de R&B com uns toques de funk e rock. Da Austrália, as guitarras dos King Gizzard & The Lizard Wizard e dos Pond vão fazer as delicias dos apreciadores de "riffs" psicadélicos. Quem também deverá proporcionar uma performance de palco intensa são os americanos Death Grips, ou os compatriotas The Make-Up, que deverão servir uma sessão de soul-rock. A pop-folk da americana Angel Olsen, o vigor contagiante da brasileira Elza Soares, os escoceses Teenage Fanclub, as aventuras a solo do ex-The Walkmen, Hamilton Leithauser, o rock clássico dos Whitney, a soul do britânico Sampha, a soul de Lady Wray, o country de Mikki Lane, o pop de Jeremy Jay, Cigarettes After Sex, Operators e Núria Graham, a electrónica de Bicep ou Mano Le Tough ou o regresso ao indie-rock dos Grandaddy serão outros dos destaques. Não nos podemos esquecer também do regresso do britânico Aphex Twin e da sua eletrónica. Portugal também estará bem representado por Rodrigo Leão na companhia do australiano Scott Matthews e por Samuel Úria.


Os bilhetes já estão há venda nos locais habituais e têm o preço de 100€ para o passe geral e de 50€ para o voucher diário, que deverá depois ser trocado por um dos três dias à escolha.