Pages

Restaurante Trio - A cozinha criativa de Manel Lino

No nº 36 da Rua Dom Francisco Manuel de Melo, ali nas imediações do Parque Eduardo VII, encontra-se um restaurante que tem tudo para ser perfeito. Com uma aposta na cozinha de autor e na portucalidade e sazonalidade dos ingredientes, o Restaurante Trio é um pequeno segredo da nossa cidade que nós temos o gosto de ajudar a desvendar.


Aberto desde junho, este discreto restaurante é um dos diamantes em bruto da nossa cidade. Nas rédeas da cozinha encontra-se o jovem chef Manel Lino, de apenas 30 anos, mas com um curriculum de fazer inveja. Jovem de idade, mas maduro na experiência culinária, depois de cinco anos a estudar e a trabalhar nos melhores restaurantes de Barcelona, Manel regressa a Lisboa, para na altura abrir um restaurante promissor na Avenida de Liberdade, contudo a falta de liberdade criativa na cozinha desse espaço e a emergente vontade de ter um espaço seu, onde pudesse dar asas à sua cozinha de autor, ditaram o afastamento de Manel desse espaço e consequentemente a abertura do Restaurante Trio.


O Trio assenta em três pilares essenciais: a vontade de uma equipa, o produto e o cliente. Vontade de fazer sempre melhor, com o melhor produto, para a satisfação do cliente, que está sempre em primeiro plano. Aberto apenas aos jantares de terça a sábado, a carta apresenta duas opções, o menu de três, ou o menu de quatro pratos, que sofrem constantemente alterações devido à sazonalidade do produto. Tanto com uma ou com outra opção começam por ser servidos uns snacks que nos vão abrindo o apetite e preparando para os pratos principais. 
Brioche de alheira com mousse de maçã; merengue de beterraba recheado com iogurte grego e com enguia braseada; e batata frita com paté de isca e pickle de cebola pérola, abrem as hostes da refeição. Brandade de bacalhau com azeitona verde e cebolinhas assadas como entrada; corvina com couve coração e mousse de sardinha como prato de peixe; e leitão com abóbora assada, castanha glaceada e cogumelos como prato de carne, compuseram a nossa refeição. Claro que teria de terminar com uma sobremesa e o cremoso de abóbora com crumble de sésamo negro e gelado de nata com especiarias finalizaram em beleza esta refeição que foi toda ela surpreendente. 


Inserido num segmento de restaurantes que ainda tem muito que explorar, o Restaurante Trio apresenta pelas mãos de Manel e da sua equipa que já o acompanha do primeiro projeto que teve em Lisboa, uma cozinha criativa e de autor onde somos surpreendidos não só pelos pratos que saem da cozinha, como também pela sua carta de bebidas e pelo wine pairing proposto. Com um valor médio a rondar os 40€ por pessoa é sem dúvida um restaurante a ter em conta quando se pretende algo diferente e especial, mas sem ter de cometer nenhuma loucura. As reservas podem ser feitas para o 912 087 901 e aproveitem, pois tem um menu especial para a passagem de ano.