Pages

Há nova carta no Sushic Chiado

Vamos lá então falar de Sushi, mas do bom, daquele a sério, do que nos deixa a salivar e com desejos de voltar todos os dias só para o poder comer. Aliás, não vamos só falar de sushi, vamos falar também de cozinha japonesa e alargar um pouco os horizontes para outras paragens asiáticas onde a comida é mais que uma refeição, onde a comida é conforto, é magia, é algo que a cada garfada ou colherada de olhos fechados nos transporta para esses locais que tanto gostamos ou gostávamos de conhecer. Vamos falar do Sushic.



Com o espaço de Almada a renascer num local que será surpreendente e com a recente abertura do Sushic Pop, com um conceito mais "grab and go" e "take away", na Rua das Laranjeiras, e que já faz as delícias de quem reside por aquela zona e arredores, o Sushic Chiado apresenta uma carta unânime e onde as fantásticas opções de inspiração Asiáticas já existentes, recebem de braços abertos não só o maravilhoso sushi que define a marca, mas também pratos de "confort food" nipónica, sempre com o toque do ingrediente português. Rui Fonte, chef executivo do Sushic Chiado, aplicou toda a sua mestria e conhecimento na carta que apresenta, que segundo ele "aproxima-nos mais da gastronomia japonesa onde usamos não só as técnicas, como os nomes dos pratos pois só assim faz sentido". Comecemos pelos usuzukuris. Esta técnica de fatiar o peixe é o corte mais fino e leve do sashimi japonês. No Sushic é servido  de salmão com crocante de tempura, pickle de semente de mostarda e manjericão para levantar a frescura do mesmo; de atum com guacamole, cebola roxa e crocante de tempura; e de peixe branco com braseado de lardo de porco preto, crocante de broa de milho, chily e coentros, onde a fusão da leveza do peixe, com o toque da gordura derretida do porco preto, leva esta experiência gastronómica a um nível bastante interessante. 



Passemos aos takitos de atum e de salmão, onde num pequeno taco crocante se sente o sabor vibrante e intenso de um bom peixe com notas cítricas, frutadas, levemente spicys a cada dentada que damos, o que torna difícil comer só um de cada, mas é bom que não exageremos pois temos mesmo de provar as gyosas de frango thai. Pequenos dumplings japoneses, cozinhados ao vapor e marcados levemente no Teppan com gyosa tare, salpicados com cebolinho fresco, simplesmente maravilhosas. Os nigiris são um caso sério de sucesso, ao contrário do habitual não necessitamos do molho de soja ou de wasabi para os temperar, pois estes já vêm devidamente temperados conforme mandam as regras. Com os sabores equilibrados o ideal é pedirmos nos nigiri moriwase, onde o chef seleciona cinco nigiris ao seu gosto para nos servir, só temos de fazer figas para que o de carapau esteja na seleção, depois é pegar neles com a mão e levar à boca, tão simples quanto isso. Para finalizar esta viagem há que experimentar os gunkans. Ora na brasa, com carapau temperado em azeite de alecrim e flor de sal, com tomate cherry; ora "fresh", com peixe branco temperado com ponzu, sour cream de manjericão e edamame. Os mais gulosos têm também a versão "gyu", com carne gyu braseada com foie gras, flor de sal e gengibre caramelizado.



Os que não dispensam aquele conforto necessário no final de uma bela refeição, não podem sair do Sushic Chiado sem experimentar um dos pratos mais surpreendentes de "confort food" da carta. Falamos do katsudon de porco panado com cebola de escabeche, ovo a baixa temperatura e molho tensui, tudo isto assente sobre uma boa cama de arroz de sushi. Em mutação constante e respeitando a sazonalidade dos produtos, arriscamos a dizer que provavelmente este é a melhor carta que o Sushic teve até agora, contudo a criatividade do seu dono Hugo Ribeiro não pára e certamente muito em breve haverá novidades para nos mostrar. 



O Sushic Chiado fica no piso de cima do Palácio Chiado, no número 70 da Rua do Alecrim, está aberto de domingo a quarta das 12h às 00h; e de quinta a sábado das 12h às 2h. O valor médio da refeição ronda os 30€, claro que tem tudo a ver com o número de pessoas e com o que se come e bebe. Ao almoço, de segunda a sexta, existe um menu executivo no valor de 16,5€.