Pages

Varanda do Ritz - Um Brunch 5 Estrelas

Se for válido dizer que existem refeições que valem por duas, o brunch é sem dúvida uma delas. Este hábito britânico faz cada vez mais parte do nosso quotidiano e já não há semana que se passe sem que se faça ou organize um brunch. Poder acordar mais tarde sem problemas em não tomar o pequeno almoço e sem preocupações em saber o que, ou onde almoçar é sem dúvida algo que nos alegra. Poder ficar na ronha a um domingo, sair tarde da cama mas sempre a tempo de recuperar a refeição perdida num repasto que nos deixará consolados para o resto do dia. É isto um brunch.



Mas há brunches e brunches. Uns oferecem quantidade a um preço simpático, mas basicamente é como se estivéssemos num "all you can eat" de uma pastelaria. Outros primam na qualidade mas com pouco diversidade de oferta, tornando a refeição um pouco mais do mesmo. Depois há sítios como o Hotel Ritz Four Seasons que consegue ter uma qualidade superior, com uma diversidade quase inatingível. Pois é, o brunch do Restaurante Varanda é sem dúvida alguma o melhor de Lisboa em todos os aspetos. Comecemos pela zona das entradas, onde num balcão está um jovem cozinheiro a confecionar um maravilhoso ceviche de salmão e a preparar as ostras ao gosto de cada um, seguimos para as saladas onde é impossível não encontrarmos uma ao nosso gosto; mescla de alfaces, tomate e mozzarella, salada fria de massa e legumes, legumes grelhados, couscous, entre muitas outras. Passamos ao sushi cuja diversidade e qualidade é tão boa que deixa alguns restaurantes especializados com vergonha. Sashimi e niguiris de salmão, atum e peixe branco, entre outras peças clássicas sem invenções mas com um sabor a frescura que não fosse a vontade de provar de tudo, teríamos ficado só por ali e não nos íamos arrepender.





Continuamos o repasto pela mesa dos frios. Mini salgadinhos onde o típico pastel de bacalhau está lado a lado com umas deliciosas e crocantes chamuças; onde pastas como hummus ou baba ganoush esperam pelos crocantes pedaços de pão sueco, ou pela leveza do pão de pita; onde uma vasta seleção de salames, presuntos e chouriços de qualidade elevada estão de mão dada com a melhor seleção de pão possível; onde os queijos de todo o mundo e as compotas casam com as "crakers" e disputam com a charcutaria a seleção de pães e croissants, enfim, difícil é não cair na tentação de encher o prato com tudo. Mas façamos um pausa para degustar uns ovos. Não estão disponíveis em buffet porque são confecionados na hora, tal como os crepes, as panquecas e os waffles mas basta pedir que a cozinha do chef Pascal Meynard trata dos mesmos. Mexidos, estrelados, omeletes ou os já famosos ovos benedict com molho holandês que para muitos são os melhores de Lisboa.




Chegámos a secção dos quentes. Aqui temos à disposição uma sopa, um prato de peixe, um prato de carne e uma opção vegetariana, de modo a poder agradar a todos. No peixe a opção era uma garoupa braseada com legumes e na carne a escolha foi uma bochecha de porco cozinhada a baixa temperatura com ravioli de cogumelos e feijão verde, mas estes pratos variam de brunch para brunch, consoante a oferta do dia. Para terminar em beleza a estação das sobremesas tem à disposição a mais fina pastelaria francesa. Éclairs, macarons, paris-brest, mille feuille são apenas parte da escolha; não esquecendo também os gelados artesanais da artisani. 



Na carta de bebidas a oferta é também é vasta. Champanhe Perrier Jouet é o grande anfitrião e faz as hostes das entradas. Para os sushi e os frios há vinho branco a copo, se não pretender uma garrafa. Para os quentes a oferta de tinto são mais que muitas. Também há uma vasta variedade de chás, infusões, sumos e bebidas quentes. O brunch do Restaurante Varanda está aberto a todos, funciona aos sábados e aos domingos, das 12h30 às 16h00 e o valor do mesmo é de 49€ por pessoa. 

Haverá melhor maneira de sair de 2016 ou de entrar em 2017?