Pages

Foo Fighters/The Kills/Warpaint/Alt-J/Ryan Adams/The XX, no NOS Alive

Se pudéssemos escolher um super poder que ficasse connosco para sempre certamente escolhíamos o poder viajar no tempo, assim viajávamos até julho de 2017, assistíamos ao NOS Alive e voltávamos atrás no tempo para assistir novamente na devida altura. Se há coisa que a Everything is New já nos habituou foi a um bom festival de Verão. Já o fazem desde 2007 e sempre com mestria. Depois de em Outubro terem anunciado como primeiro nome confirmado os Depeche Mode, heis que nos últimos dois meses os nomes anunciados foram mais que muitos e cada um melhor que os outros.


Comecemos pelos Foo Fighters. Com mais de 20 anos de carreira, desde o lançamento do álbum de estreia, editado em 1995, a já mítica banda formada por Dave Grohl, Taylor Hawkins, Nate Mendel, Chris Shiflett e Pat Smear, são atualmente considerados uma das maiores bandas rock de sempre. O catálogo impressionante do grupo reúne vários discos de ouro e platina. Vencedores de 11 Grammys, quatro Brit Awards, venderam mais de 25 milhões de álbuns e contam com êxitos como “Everlong", "Monkey Wrench", "My Hero", "Learn To Fly", "All My Life", "Best Of You", "The Pretender", “Walk", “Something From Nothing” e muitos outros. Atuam no Palco NOS no dia 7 de julho.


Estiveram recentemente em Portugal com dois concertos em nome próprio, mas nunca é demais ver uma atuação dos The Kills. Alison Mosshart e Jamie Hince trazem na bagagem quatro álbuns de originais fortemente aplaudidos pela crítica e pelos fãs. Para além da bem sucedida discografia, a dupla é igualmente conhecida pelas estonteantes e eletrizantes atuações ao vivo. Donos de uma energia ímpar, a banda faz-se notar em qualquer palco e não deixa ninguém indiferente. Atuam no Palco NOS no dia 7 de julho, o mesmo dia dos Foo Fighters.


Emily Kokal (guitarra e voz), Jenny Lee Linberg (baixo e voz), Stella Mozgawa (bateria e voz) e Theresa Wayman (guitarra e voz) são as Warpaint. As norte-americanas trazem a Portugal pela primeira vez a apresentação do seu ultimo trabalho Heads Up, editado no passado dia 23 de setembro. Heads Up é o terceiro longa-duração do quarteto Warpaint, nome maior do indie rock da atualidade. O novo trabalho da banda contou com produção de Jacob Bercovici, mago que já havia trabalhado com o grupo no nada menos que maravilhoso EP de estreia Exquisite Corpse. Atuam no dia 7 de julho, juntando-se assim a Foo Fighters e aos The Kills.


Os britânicos alt-J são também presença cinfirmada no NOS Alive. O trio sobe ao palco NOS dia 6 de julho, primeiro dia do festival. A banda junta-se aos já anunciados Foo Fighters, Depeche Mode, The Kills e Warpaint. Na bagagem Joe Newman, Thom Green e Gus Unger-Hamilton trazem “An Awesome Wave” (2012) e “This Is All Yours” (2014), dois discos que catapultaram a banda para o patamar de uma das mais aclamadas bandas de rock alternativo dos últimos anos. Em 2012 o grupo foi vencedor de um “British Mercury Prize”, foi nomeado para três Brit Awards, e foi ainda a escolha de álbum do ano pela BBC Radio 6. O disco de estreia “An Awesome Wave” continuou a somar prémios e em 2013 foi vencedor do “Album of the year” na gala Australiana “Ivor Novello Awards”. Já o segundo longa duração contou em 2015 com uma nomeação para um Grammy Award, na categoria “Best Alternative Music Album”. A não perder. 


Uma das últimas confirmações para o festival foi o cantor norte-americano Ryan Adams. Conhecido pelas suas múltiplas facetas artísticas, que lhe garantem uma sensibilidade única, o compositor traz a Portugal o mais recente longa-duração, que será apresentado aos fãs já no próximo dia 17 de fevereiro. Sucessor do álbum de originais homónimo, “Ryan Adams", editado em 2014, “Prisoner”, irá contar com 12 canções, todas elas escritas durante o seu processo de divórcio com a atriz Mandy Moore. Neste 15.º álbum de estúdio os fãs vão encontrar sonoridades com vincadas influências do rock dos anos 80. Atua no dia 6 de julho no Palco Heineken.


Para terminar em beleza a última confirmação foi anunciada à cerca de uma hora e são nada mais nada menos que os The XX. Com um novo trabalho a ser lançado já no dia 13 de janeiro, “I See You” marca uma nova era para o trio londrino, tanto a nível sonoro, como a nível criativo. Ao contrário dos dois trabalhos anteriores, o terceiro disco de estúdio foi produzido com maior espaço temporal, entre março de 2014 e agosto de 2016, em Nova Iorque, Marfa, Reykjavik, Los Angeles, e Londres e é caracterizado por ser o disco da banda mais ousado, claro e ambicioso de sempre. Este registo foi produzido por Jamie Smith, em colaboração com Rodaidh McDonald, conhecido por produções feitas para artistas como Adele, Savages, Daughter, The Horrors, Vampire Weekend, entre outros. Após quatro anos sem editar um novo registo de originais, a espera dos fãs já era muita. Os dois álbuns anteriores, xx (2009) e Coexist (2012) conferiram à banda o reconhecimento mundial da crítica e dos fãs, tendo entre si vendido mais de três milhões de cópias. The xx são Romy Madley Croft, guitarra e voz, Oliver Sim, baixo, teclado e voz, e Jamie Smith (Jamie xx), produção, teclas e percussão. Atuam no dia 6 de julho, primeiro dia do festival no Palco NOS.