Pages

Beber um copo no Algarve

Estamos de férias a sul, como tal não podíamos deixar de ir aos melhores sítios para se beber um copo por terras Algarvias. Sítios abertos e outros fechados, uns mais a puxar por um final de tarde entre amigos, outros mais elegantes para uma noite a dois. Sigam o nosso roteiro e garantidamente vão ter boas razões para brindar.



Gusto by Heinz Beck no Conrad na Quinta do Lago. Se na cozinha é o nome do reconhecido Chef alemão que impera, atrás do bar é o nome de Nelson de Matos que causa furor. Head Bartender do único restaurante de um Chef com três estrelas Michelin em Portugal, Nelson aplica toda a sua arte numa carta de bar que é uma autêntica epopeia líquida. “The Age of Discovery” é o nome da mesma e foi Luis Vaz de Camões e os seus Lusíadas que inspiraram Nelson na sua execução. “Está aqui espelhado o trabalho de meses de investigação. São 10 cocktails de autor e cada um retrata a minha interpretação das palavras do escritor e dos factos históricos retratados neste livro, considerado a grande epopeia portuguesa”. Uns mais aperitivos, outros mais digestivos. Uns intensos, outros atrevidos e desafiantes, o que não falta mesmo é o exotismo dos ingredientes descobertos nas viagens além fronteiras que os portugueses fizeram e deram a descobrir ao mundo e que agora estão tão acessíveis de serem provadas. Arriscamos mesmo a dizer que é uma das melhores cartas de cocktails em Portugal executada por um dos melhores barmans do nosso rectângulo.


Liquid Lounge na Herdade dos Salgados. É no complexo de hotéis e apartamentos da Herdade dos Salgados, que Kiko Pericoli e a sua Liquid Consulting assentaram estacas em solo Algarvio. A Liquid dispensa apresentações e o Liquid Lounge é sem dúvidas a representação do cool no Algarve. Situado num terraço panorâmico com vista aberta sobre a praia e toda a herdade, é o por do sol que mais chama a atenção neste espaço que convida a uma bebida ao final da tarde, seja com a família, amigos ou até mesmo sozinho. Desde a simples cerveja ao mais elaborado cocktail de autor, deixem-se levar nas mãos dos jovens, mas experientes, bartenders e terminem o dia, ou comecem a noite, com uma bebida refrescante na mão e com a boa música a entrar-nos pelos ouvidos. P.S. não se admirem se o pézinho começar a bater e a puxar para uns passos de dança.


Columbus Cocktail & Wine Bar em Faro. É na baixa de Faro, numa das praças mais concorridas da movida da cidade, que se encontra o Columbus. É quase impossível ser-se apreciador de cocktail e nunca se ter ouvido falar neste bar, que tantos prémios e distinções tem obtido nos últimos anos. A começar pelo seu Head Bartender, João Rodrigues, que em 2016 venceu o World Class Portugal e a continuar por toda a equipa que em modo individual ou coletivo, têm arrecadado diversos troféus. Ambiente descontraído e acolhedor, cada cocktail tem o seu lugar no menu. Há os populares, os clássicos, os long drinks e como não podia deixar de ser, os cocktails que esta rapaziada leva às competições e que recomendamos vivamente que os provem todos.


Bovino Steakhouse na Quinta do Lago. É no restaurante que serve a melhor carne a sul do país que se encontra também um dos melhores bares de Portugal. Jaime Montgomery é o Head Bartender do Bovino Steakhouse e é das suas mãos que saem autênticas obras bebíveis. A sua jovem idade engana, pois Jaime em 2016 foi o vencedor do concurso barman do ano, um dos mais prestigiados no nosso país. Elegante na maneira de trabalhar, seja em cocktails clássicos ou em cocktails de autor, vale a pena fazer o desvio até à Quinta do Lago para beber um copo, ou até mesmo marcar mesa para jantar e complementar um bom cocktail, com um bom naco de carne.


Guarita Terrace na Praia Verde, em Castro Marim. É no sotavento algarvio que se encontra um bar cuja vista deixa qualquer um boquiaberto. Mas não é por isso que que esse mesmo bar se tornou uma referência, mas sim pelos cocktails fantásticos elaborados por Flavi Andrade. Sim, no Guarita Terrace há uma Head Barmaid, que por sua vez em 2016 foi somente considerada a melhor do país pelo Lisbon Bar Show. Cocktails frescos, de autor, clássicos, sumos, batidos e muitos bons petiscos é tudo o que podemos provar neste bar em que o pôr-do-sol consegue mesmo durar horas e com a bebida certa na mão ainda sabe melhor assistir ao mesmo.