Pages

A não perder no Lisb-ON Jardim Sonoro - Nina Kraviz

Nina Kraviz é a Dj de quem todos falam. Gira, inteligente, tem um gosto musical extraordinário e muita atitude. Vive a música como ninguém e volvidos dois anos, vamos todos poder voltar vê-la já no dia 2 de setembro no Lisb-ON.


Nina Kraviz nasceu na Rússia, em Irkutsk, Sibéria. Cresceu a ouvir os discos de jazz e rock psicadélico do pai mas, nos anos 90, descobriu a música de dança e tudo mudou, sobretudo ela, que trocou Irkutsk por Moscovo, com a desculpa de que ia ser dentista, mas onde acabou a escrever sobre música numa revista (Ptuch) e a organizar festas de techno (o que lhe permitiu conhecer estrelas como Underground Resistance ou Juan Atkins). Ao mesmo tempo, começou a pôr música em pequenos bares e a interessar-se por produção, o que acabou por levá-la à Red Bull Music Academy de Melbourne, em 2006. Desde então o seu percurso tem sido imparável. Em 2008 começou uma residência no clube mais famoso da capital Russa, Propaganda, e rapidamente começou a editar discos que lhe deram projeção global. Ghetto Kraviz (homenagem à lendária editora Dance Mania de Chicago, nos anos 80) é uma das suas faixas emblema, hipnótica, sexy e pulsante, com a voz usada para marcar o ritmo, tem músculo e nervo mas esconde subtilezas, como acontece com toda a sua música.


Com um lote impressionante de EPs lançados em várias editoras e dois álbuns (Nina Kraviz, de 2012 e Mr Jones, de 2013), Nina Kraviz é hoje referência fundamental na cena techno e house e acaba de assinar o 50º volume da prestigiada série Dj Kicks, por onde já passaram nomes como Kruder & Dorfmeister, Thievery Corporation, Carl Craig, Henrik Schwarz ou Hot Chip. A sua carreira como Dj e produtora certamente mantém-na ocupada mas ainda tem tempo para novas aventuras como a editora трип (Trip), que criou no ano de 2014, e onde quer explorar “música nebulosa, divergente e psicadélica para estimular cérebros, sonhos e fantasias”.


Vista muitas vezes como um sex symbol na cena de dança, Nina Kraviz não tem problemas em ser bonita mas já mostrou há muito que tem outros argumentos além dos físicos. Tanto como Dj, como enquanto produtora, está entre os melhores na música de dança actual, defende e divulga a música de que gosta para nos fazer dançar.