Pages

Um copo no andar de cima

Numa das zonas que mais tem crescido na cidade de Lisboa, encontra-se um espaço que ainda é meio desconhecido, mas que merece toda a nossa atenção. Onde outrora pessoas de toda a cidade batiam à porta para curar os seus males do corpo, agora podemos todos subir para beber um copo.


Andar de cima, assim se chama o bar que se situa no segundo andar do nº 45 do Largo do Intendente e que durante anos funcionou como um posto médico. Hoje, a mesma porta abre-se para que se trate e alimente a alma, mas com recurso a elixires tropicais, mesas redondas que convidam à partilha prolongada e um terraço que mais parece uma janela indiscreta, aberta para as traseiras do Intendente.


Inês Valdez e Patricia Craveiro são as proprietárias do espaço, bem como do seu vizinho de baixo, a Casa Independente. A ideia delas foi simples, transformar os escombros da clínica num local agradável e acolhedor. Dos sofás de veludo aos baús e às camas de ferro trazidas da casa da avó, o ambiente descontraído é criado pelos afetos depositados na decoração escolhida. O recurso a inúmeras peças de mobiliário antigas, vindas das casas de família e de amigos de ambas, são o grande elo de ligação entre o espírito da Casa Independente e do Andar de Cima. Tirando isso, são conceitos totalmente distintos. 


No Andar de Cima evoca-se o espírito dos antigos clubes privados, com porteiro, e onde é preciso tocar à campainha para entrar. É assumidamente exclusivo, mas sem ser elitista, com lotação limitada a 70 pessoas. A noção de privacidade é outra, tal como a calma e o intimismo proporcionados ao longo de três salas e um terraço com vista sobre o casario, num total de 110 m2. Se no andar de baixo impera a euforia, no de cima reina o ambiente perfeito para serões de conversas intermináveis e de muita partilha.


O caráter da velhinha clínica não se perdeu, pelo contrário, integra este novo espaço: do lado de fora há ainda indicações para análises de sangue e banhos de luz, a entrada faz-se pelo serviço de oftalmologia, no gabinete de estomatologia fez-se o bar e na sala de espera montou-se o salão principal do Andar de Cima, com vista para a entrada da farmácia. O receituário, contudo, foi trocado por uma carta premium de bebidas,  que  aposta  em  cervejas  artesanais,  vinhos  escolhidos a dedo e num arrojado menu de cocktails tropicais com assinatura da casa.


Aberto apenas às sextas e sábados, das 18h às 02h. Não se esqueçam de tocar à campainha.