Pages

Restaurante Rossio - A vista mais saborosa da cidade

É no Hotel Altis Avenida, um boutique hotel de charme em Lisboa, com uma localização extraordinária bem no centro da cidade que se situa o Restaurante Rossio. É no último piso com acesso ao terraço do hotel, onde também se pode apenas tomar um copo, que o Rossio toma conta da sala e nos serve as refeições com a vista mais saborosa da cidade.


Num ambiente elegante e atual, mas com traços de outrora, o Restaurante Rossio alia a qualidade à inovação. Uma carta simples e bem pensada pelo Chef João Correia onde o produto português anda de mãos dadas com os ingredientes mais inovadores, mas mantendo um menu equilibrado. Comecemos pelas sopas da época, onde a sopa fria de pepino e o gaspacho de morango têm a companhia de um caldo dashi com sashimi de lula e cebola. Três boas opções para se iniciar um repasto. Passemos às entradas e saladas, onde o ceviche com citrinos, maracujá e mizuma trazem a frescura da estação à mesa num prato bem equilibrado e onde cada ingrediente cumpre sua função. Destaque também para o suculento camarão grelhado ao natural com tostas e ao escabeche de perdiz com salada de alfaces, que entre outros pratos dão vida a estas entradas.


Choco, robalo, raia, corvina e pampo são as opções de peixe e difícil vai ser escolher aquela que mais nos agrada. O choco apresenta-se grelhado com risotto nero e picadinho de cebola e salsa. O robalo vem corado com um pastel de bacalhau e acompanhado por uma saladinha de agrião e tomate assado. A raia envolta em manteiga noisette na sua alhada e acompanhada de uma esmagada de batata e poejo, cujo sabor intenso lhe confere notas de frescura. A corvina com algas frescas e arroz de lingueirão e o pampo grelhado com xerém de mexilhão terminam as opções nesta ode aos sabores do mar.


As carnes trazem também pratos inusitados e devidamente bem confecionados. O touro de pasto na grelha, cozinhado no ponto certo com puré de ervilhas e alface grelhada é sem dúvida o grande destaque, mas há mais. Os fígados de aves salteados com puré de fava e chocante de enchidos. O franguinho, bem longe da Guia, mas incrivelmente bem cozinhado, acompanha com as chips de batata doce e o picadinho de tomate e cebola. O lombo de porco vem recheado com berbigão numa espécie de surf & turf e, onde um brás de cogumelos serve de acompanhamento perfeito. Por fim, o cabrito glaceado com beterrabas, cenouras e hortelã trazem diversidade de sabores a uma carta que fala por si.


Os mais gulosos não podem terminar a refeição sem a chave de ouro. Toucinho-do-céu com citrinos e gelado de canela são a nossa sugestão, mas o pudim de requeijão com doce de abóbora e pó de noz não lhe fica nada atrás. Para palatos menos gulosos, a salada de frutos vermelhos com natas e o semifrio de mascarpone e goiaba são as opções mais indicadas..


Aberto todos os dias para almoços e jantares, de segunda a sexta pode-se também optar pelo almoço executivo, pelo valor único de 15€ por pessoa, com água, café ou chá já incluídos. Ao jantar é aconselhável marcação, mas clientes sem a mesma são sempre bem vindos. Em caso de dúvida, deixem-se levar pelas sugestões de Marco Pires, o chefe de sala, que nos seus muitos anos de experiência sabe bem o que diz e aconselha. Quem visitar o Restaurante Rossio às quintas ou às sextas, vá um pouco mais cedo e aproveite os sunsets com vista privilegiada sobre o coração de Lisboa, bebendo um refrescante cocktail antes de começarem o repasto.