Pages

ModaLisboa - MULTIPLEX

Está a chegar mais uma edição da ModaLisboa. É já nos próximos dias 11 a 14 de Outubro que o Pavilhão Carlos Lopes recebe a 51.ª edição do maior evento de moda em Portugal. Mas não só, esta edição não limitará a sua atividade à nave central do Parque Eduardo VII, sugerindo novos locais, novas iniciativas, novas parcerias e uma série de novos eventos. A semana de moda irá abranger locais como a Estufa Fria, o Museu de Arte Antiga e o Cinema São Jorge. Já houve e continuará a haver muitas tentativas para apaziguar a moda, para a fechar dentro de um só conceito, para a confinar a um só espaço, para a definir de uma só forma, para a ver sob uma só perspetiva.


A ModaLisboa sempre lutou e continuará a lutar contra essa urgência em reduzir, domesticar e compartimentar a moda, como se ela fosse um traje que se guarda no armário, uma moldura que contemplamos sem pensar, ou uma obra de arte transformada em objeto de status e ostentação individual. MULTIPLEX é o resultado de um trabalho permanente e contínuo desenvolvido pela ModaLisboa em Portugal ao longo dos últimos 27 anos, e será por isso uma edição que reflete a forma viva, orgânica, polivalente, multidisciplinar, agregadora e imprevisível como a Moda se desenvolve no mundo e entre as pessoas.


Será aquilo que as pessoas trouxerem e decidirem levar. Será uma visita guiada a vários espaços de criação, a várias formas de intervenção, a várias identidades artísticas, refletindo a forma como as artes e os ofícios comunicam entre si nesta teia multidisciplinar de produção e indústria. Nesta edição fala-se em várias línguas, conhece-se várias realidades, partilham-se várias perspetivas. MULTIPLEX não significa apenas que várias modas irão coexistir dentro de uma geografia comum, mas que a Moda se irá exprimir numa espécie de open space emocional, como um atelier com vista privilegiada sobre o mundo.