Pages

Atirem as redes, O Mariscador chegou a Lisboa.

Serve aos outros aquilo que gostas de comer e não terás de trabalhar na cozinha mais um único dia. Podia ser esta a frase que define o Chef Rodrigo Castelo, mas felizmente a última parte não está nos seus planos. De Santarém para Lisboa, em plena Praça de Touros do Campo Pequeno, este Escalabitano orgulhoso das suas raízes abriu um espaço onde propõe uma experiência gastronómica única, num espaço dedicado ao marisco e a iguarias ribatejanas .


O Mariscador é tanto aquele que anda na apanha do marisco, como aquele que gosta de o comer. Juntando um pouco o útil ao agradável Rodrigo Castelo, apaixonado tanto pela apanha como pelo ato de mariscar, desceu de Santarém até à capital para nos trazer sabores que se alinham e que nos marcam a memória. Matéria de excelência confecionada com técnica e rigor. Produto pouco convencional mas cheio de sabor, tais como os mariscos de rio, menos conhecidos e valorizados. Lagostim branco de Abrantes, camarinha e caranguejo de Alcochete e camarão de Vila Franca, são apenas alguns dos produtos que vincam o ADN da sua cozinha escalabitana. 



Assumindo-se como uma marisqueira tradicional de estilo descontraído e simultaneamente requintado, “O Mariscador”, do Chef escalabitano Rodrigo Castelo, prima pelo respeito pelos melhores produtos nacionais e pelos tempos de cozedura. Só assim se atinge o que para Rodrigo é a perfeição da confeção. De decoração típica, nada foi deixado ao acaso. Na rua, a esplanada faz menções às embarcações de pesca, onde a madeira e a corda predominam. No interior uma acolhedora sala onde a cozinha visível deixa passar todos os aromas que nela são produzidos. As mesas de tampo de mármore dão o toque sofisticado e apelativo a fotografar os pratos que vamos querer mostrar a todos que comemos e ao fundo na grande parede, uma instalação artística da artista plástica Maísa Champalimaud que nos traz o mar à sala e nos transparece calmaria.



Hora de nos sentarmos à mesa. First things first e chega à mesa o couvert. Pão finamente fatiado e torrado como manda a regra, manteiga de algas fumada e um queijinho de ovelha amanteigado. Seguem-se umas deliciosas buchas de sapateira super crocantes e cheias de sabor, um snack perfeito que dá vontade de passar o resto da refeição a comê-lo. O famoso coscorão do rio até ao mar também marca presença na carta d’ O Mariscador e é escolha obrigatória, a sua massa crocante e o “toping” de camarinhas são irresistíveis, tais como os croquetes de toiro.




As ostras desafiam-nos com a sua textura carnuda. Diretamente do Sado e da Ria para a nossa mesa, servem-se ao natural ou levemente defumadas na grelha. As camarinhas comem-se à mão cheia e o seu toque spicy deixa-nos preparados para o que se segue. Matéria, pura matéria. Carabineiro grelhado com alho e sem complicações e uns deliciosos berbigões à Tóino do elevador que nos remetem rapidamente para uns carnudos mexilhões à espanhola, que aqui são servidos em molho de citrinos.


O repasto continua e “na pombinha”, um pão tipico de Santarém, chega-nos um caranguejo de casca mole que se devora em três tempos de tão guloso que é. O pickle dá-lhe a acidez necessária e a maionese a cremosidade que o torna guloso. Sem dúvida um dos “not to lose” de todo o menu. Voltamos à carga com um cevadoto de lagostim do rio, onde tudo é aproveitado para dar e extrair sabor, devidamente acompanhado por uns gambões que nos deixaram maravilhados. Ainda houve tempo e espaço para uma deliciosa sobremesa. Gelado de algas com pudim cremoso de laranja. Guloso, guloso, guloso, de tal maneira que mesmo servidos em separado dariam duas excelentes sobremesas.


Mas no menu podemos encontrar muito mais do que aquilo que degustámos. Mariscos à dose, mariscos ao kilo, pratos de peixe como o lombo de atum à portuguesa, fazendo referência direta ao típico bitoque com ovo a cavalo; pratos de carne como o bife à mariscador e o pica-pau da vazia com pickles caseiros; uma açorda de caranguejo e gambão para partilhar, tal como o arroz de lavagante ou de lingueirão. Homenageando os pescadores da apanha, “O Mariscador” propõe também a “teca” e a “meia teca”, uma seleção de mariscos como ostras, camarão, mexilhão e casco de sapateira para duas e quatro pessoas, respetivamente. 


Aberto todos os dias das 12h00 às 00h00, O Mariscador "não é" nem quer ser conhecido como "a melhor" marisqueira de Lisboa, mas sim fazer o que de melhor sabe todos os dias. Produto de excelência e uma confecção simples, mas cheia de sabores que perduram nos nossos palatos.


Bom apetite.