Pages

Col3trane/HAUTE/Dream People/Bruno de Seda/Baleia Baleia Baleia e Gator, The Alligator no Super Bock em Stock

Há mais nomes para acrescentar ao cartaz, cada vez mais imperdível, do festival mais bonito da cidade. O britânico Col3trane, os franceses HAUTE e os portugueses Dream People são confirmações para o Super Bock em Stock. Mas nãos só. Nos dias 22 e 23 de novembro, o festival vai receber alguns dos principais talentos da nova música portuguesa, artistas que garantem o futuro da produção nacional e que testam as convenções de cada género. Um dos principais objetivos do Festival é fazer com que o público seja surpreendido por novas sonoridades em qualquer um dos doze palcos espalhados pela Avenida da Liberdade, em Lisboa. E há três novas promessas da música portuguesa a figurar no cartaz do Super Bock em Stock: Bruno de Seda, Baleia Baleia Baleia e Gator, The Alligator. 


Quando ouvimos as canções de Col3trane logo percebemos que este é um artista obcecado pela música, também enquanto ouvinte. Com apenas vinte anos já tem para nos oferecer temas escuros e confessionais, numa síntese perfeita de soul, hip hop e r&b. Nascido e Criado em North London, as primeiras memórias musicais de Cole remetem para as longas viagens de carro em que ouvia nomes como David Bowie, Michael Jackson, Prince (o preferido da mãe) e os principais sucessos da Motown. Mais tarde veio o rap, a paixão por Nas, Biggie e outros, e a vontade de fazer a sua própria música. Não demorou até que começasse a soltar as primeiras faixas na plataforma SoundCloud. Nestes tempos, num mundo cada vez mais competitivo, a oferta é muita, mas as canções do jovem Cole destacaram-se pela qualidade. Em 2017 editou "Tsarina", uma mixtape em que podemos ouvir as múltiplas influências de Cole (Michael Jackson, "Purple Rain" de Prince e muito rap, claro) e a sua capacidade de fazer vibrar cordas diferentes, indo ao encontro do estado de espírito de quem o ouve. A segunda mixtape, "BOOT", atira-se à cena jazz londrina, dialogando com referências contemporâneas, como a saxofonista Nubya Garcia e o baterista/compositor Moisés Boyd. O novo EP, "Heroine", prova que Cole é um artista com muita coisa dentro de si – contraditório, experimental, sempre apaixonado, nunca perde um irresistível apelo pop que poderá ser sentido em Lisboa, na próxima edição do Super Bock em Stock. 


Anna Magidson e Blasé formam os HAUTE, um duo francês vocacionado para o r&b e para um pop enamorado pela soul. Tanto um como outro nasceram em França e cresceram do outro lado do Atlântico, inspirados pela cultura americana e pelos sucessos do hip hop e do r&b. Os caminhos cruzaram-se em Montreal, quando estudavam na Universidade McGill, mas por incrível que pareça o encontro só se deu em Paris, um pouco depois, também por acaso. O nome Haute remete para as suas raízes, mas também para uma certa elegância e relevância do francês, mesmo num ambiente de língua inglesa. Além da óbvia partilha de referências, Blasé e Anna também trabalham de mãos dadas em todas as frentes: escrevem, compõem e gravam juntos numa rara simbiose. E isso explica o sucesso de temas como "Réverie", uma faixa tocada nos hotéis Sofitel em todo o mundo. Influenciados por gente tão diferente como Pink Floyd, Led Zeppelin, Manu Chao, Prince, Air, Justice, Mr. Oizo ou Daft Punk, os HAUTE estão empenhados em desenvolver a sua própria linguagem. O novo single, "Shut me Down" é a prova desse bom esforço, com guitarras bem funky e irresistíveis, vozes suaves e uma nuvem de sintetizadores capaz de envolver a história que é ali contada: o fim de uma relação e a dor que acompanha esse processo. E esse será certamente um dos temas mais apaixonantes para o público português – em novembro, no Super Bock em Stock. 


Os Dream People nasceram em Outubro de 2018. Francisco, Bernardo, Nuno, Chris e Bóris. Nenhum se conhecia até então. Nuno conheceu Francisco através de um grupo no Facebook. Francisco falou com a artista Surma. Surma aconselhou Bernardo. Bernardo conheceu Bóris. Chris apareceu num ensaio. E assim, lentamente, se foram costurando os Dream People. Apesar deste início atribulado e de se conhecerem há tão pouco tempo, todos partilham uma vontade de trazer novos sons e influências ao panorama musical português. Entre synths que nos levam ao etéreo universo da dream pop e poderosas guitarradas que nos envolvem numa espécie de synth rock psicadélico reminiscente a uns modernos Doors, a música dos Dream People é um exercício de constante reinvenção e expansão criativa e de procura de novas identidades. Durante o ano de 2018, os Dream People venceram o concurso promovido pelos históricos estúdios Namouche do qual resultou a gravação do seu primeiro EP, "Softviolence". Em Dezembro desse ano ganharam também o concurso Escola do Rock de Paredes de Coura, onde passaram uma semana em residência artística e gravaram o seu single de apresentação, "Forever, Too Long", muito bem recebido pela crítica. Quanto a planos futuros, os Dream People planeiam lançar em 2020 um EP, já composto, e, no fim desse ano, o seu primeiro álbum, ainda no segredo dos deuses – o Super Bock em Stock pode ser uma boa oportunidade para ficar a saber um pouco mais. 


Bruno Martins já anda por estas bandas há algum tempo: Equations, José Pinhal Post-Mortem Experience ou Suave Geração são alguns dos projetos do músico. E em 2019 Bruno Martins está de volta como Bruno de Seda. Segundo o músico David Bruno: «"Bruno de Seda" é o disco que irá aquecer as suas noites frias de inverno como toros de freixo envolvidos por chamas crepitantes, mas ao mesmo tempo é também um disco que o ouvinte desejará a todo o custo para temperar as noites quentes de verão. O que tapa o frio também tapa o calor, por isso deixe o seu coração ser envolvido pelo manto de acordes apaixonados de Bruno de Seda». E é impossível arranjar melhor descrição para as canções de Bruno de Seda. O seu disco de estreia, homónimo, foi lançado a 10 de Maio de 2019 em formato digital e CD (edição de autor). Deste disco, "que tanto evoca a chuva na areia como as ânsias selvagens dos corações ardentes", fazem parte nove músicas – e "Além Mar", "Chuva na Areia" e "Meu Céu, Minhas Máquinas" são alguns dos pontos altos deste registo. Bruno de Seda é um obreiro da canção, um iniciado nos cantos de Vénus, um inquisidor da sentimentalidade e um inquilino permanente no corpo de Bruno Martins – são facetas para ficar a conhecer melhor em novembro, no Super Bock em Stock. 


Parece que nada nem ninguém nos preparou para os Baleia Baleia Baleia. Nos concertos de norte a sul do país já dava para antecipar toda a qualidade desta dupla portuense. E essa qualidade confirma-se no primeira longa-duração da banda. E o mais provável é que mesmo assim ninguém esteja realmente pronto para aquilo que aí vem. Nascidos no seio da Zigur e formados por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria), os Baleia Baleia Baleia são um daqueles casos em que apetece dizer que o todo é maior do que a soma das partes. É difícil não devorar este primeiro disco de um trago e levar a passear na mente as letras, melodias e refrões pegajosos de temas que já fazem parte do imaginário coletivo da banda. Canções como "Sacaplicação" ou "Quero Ser um Ecrã" dissipam qualquer dúvida a propósito da capacidade dos Baleia Baleia Baleia. Trocado por miúdos, o mesmo é dizer que os Baleia Baleia Baleia não estão para brincadeiras e prometem festa a rodos com o seu punk-rock dançável e sempre mordaz. O próximo encontro está marcado para o Super Bock em Stock e já há uma palavra de ordem: festa, claro. 


Barcelos sempre foi epicentro de algum do melhor rock nacional. Os Gator, The Alligator são a prova viva dessa tradição, marcada pela diversidade e pela qualidade das propostas. Depois de serem um dos finalistas do Festival Termómetro, que se dedica ao lançamento de alguns dos mais consagrados nomes da nova música nacional, como por exemplo Ornatos Violeta, B Fachada ou Noiserv, os Gator, The Alligator são uma das bandas do momento em Portugal. A energia dos Gator, The Alligator é perfeitamente contagiante, com uma certa ansiedade juvenil a combinar com a distorção do som, deixando o público rendido também nos concertos. "Life is Boring" é o primeiro passo na vida da banda de Barcelos. Representa a repetição de acontecimentos e emoções durante todo o período das suas vidas, tornando-a por vezes previsível, mas matéria-prima para canções. Influenciado pelo FUZZ e pelo garage rock psicadélico, este registo da banda é uma viagem pelo dia-a-dia de Gator e um ponto de partida para o futuro. Gator, o jacaré hiperativo chegou e está pronto para soltar descargas elétricas em forma de ondas sonoras. Carregado de poderes místicos do fuzz, promete hipnotizar todos aqueles que se submeterem aos seus feitiços na próxima edição do Super Bock em Stock.

O bilhete único válido para os dois dias do Festival encontra-se já à venda nos locais habituais, pelo preço de 45€, passando para 50€ nos dias do Festival.