Pages

Esqina - Uma lufada de refeições frescas na Nova Lisboa.

Sitio fantásticos em locais inesperados. Esta nova Lisboa não para de nos surpreender. Nem tudo é bom mas felizmente quando é bom é mesmo a sério. Na baixa da cidade nas ruas mais esquecidas começa a surgir uma nova onde de investimento e reabilitação. Assim surge o Esqina (não, não é erro de escrita), um Gastro & Cocktail Bar agregado a uma unidade hoteleira urbana e onde em cada canto descobrimos algo de diferente. 

Todas as Fotografias são da autoria de Manuel Manso

É ali a meio da Rua da Madalena, mesmo perto do Largo do Caldas que podemos encontrar o Esqina. Aberto recentemente este hotel não só é uma lufada de ar fresco na cidade, como permite a que todos os passantes possam usufruir de uma boa bebida no seu bar ou porque não uma refeição cheia de frescura e qualidade. O homem atrás dos fogões é Nicolas Lopez, um Argentino de 35 anos que nos últimos 12 tem andado um pouco por todo o mundo e pelas cozinhas do mesmo. Venezuela, Australia, Estados Unidos da América, Noruega, Chile e Colombia foram alguns dos sitio onde aprendeu e desenvolveu novas técnicas culinárias. 


Trazendo a herança da cozinha da família, onde o seu pai e a sua avó são exímios cozinheiros, não foi difícil a Nicolas atirar-se de cabeça num projeto seu em Bogotá e fazendo com que este rapidamente fosse considerado um dos melhores restaurantes da Colombia. Agora em Lisboa pretende fazer o mesmo com o Esqina e na realidade não temos muitas dúvidas que o vai conseguir. Mas passemos à mesa para perceberem do que estamos a falar. 


Carta simples e de partilha dividida em entradas, principais e sobremesas. Até aqui nada de novo, mas Nicolas arrisca e conhecendo e comprando em comércio local produtos sazonais, faz assim também a sazonalidade da sua cozinha. Proteínas diversas combinadas com legumes frescos e fruta é a sua marca, aliás a conjugação de fruta em quase todos os pratos provados foi mesmo o que mais nos surpreendeu. 


Sardinhas com melão e pimento vermelho (brevemente de saída); salada de tomate com queijo de cabra, pêssego e manjericão e a salada de endividas com morangos, alho francês e ricotta são exemplos dessa combinação improvável. Improvável também mas inesquecível é o tártaro de cordeiro, bem como o ceviche de peixe do dia e isto tudo ainda nas entradas. 


Nos pratos principais o destaque vai sem dúvida para os camarões tigres com kimchi, agrião e molho de alho branco, o qual não deveremos de modo algum ter vergonha em sorver na totalidade. Na carne, o bife de novilho acompanha um equilibrado puré de topinambur e kale, também numa combinação pouco usual mas que casa na perfeição. Para os gulosos as sobremesas não ficaram esquecidas. A mousse de chocolate com amêndoas e kumquat e a tarte de mascarpone com morangos vincam o cunho do uso de fruta por parte do chefe e são sem dúvida bastante equilibradas para terminar uma refeição.


O Esqina serve acima de tudo jantares com o menu de serviço, mas desde o passado dia 14 que também tem um menu fixo com uma entrada, um prato de peixe ou carne, uma bebida e um café por um preço fixo de 15€. Quanto ao jantar o mesmo ronda os 50€ para dois já com bebidas. Não nos podemos esquecer que a ideia é partilha e as doses são bastante generosas.

Bom Apetite.