Pages

Gentleman's Hour

A convite de João Jacinto Ferreira, o homem por trás do Gentleman's Journal, viemos até ao Purista conhecer a cerveja artesanal Affligem e saber um pouco mais sobre como cuidar da pele e da barba.


Fotografia cedida por Affligem
Em modo de boas vindas ao verão, a Gentleman's Hour decorreu estilo after work party. Pouco passava das 18h30, e à hora marcada, tal como manda a regra, as damas e cavalheiros foram chegando à barbearia/cervejaria, o Purista. Este espaço "puro" que começou por ser uma pop-up-store é atualmente um dos espaços mais trendys da cidade, onde se conjuga o conceito da barbearia tradicional, com o ritual de bem servir uma Affligem, ao som de boa música. Com a nossa cerveja na mão, fomos ouvindo a história por trás desta e ficámos maravilhados. Criada em 1074 esta cerveja nasceu, quando seis nobres cavaleiros decidiram trocar as suas espadas e armaduras por trajes de monges dando início a uma nova vida na Abadia Belga de Affligem. Os monges entregaram-se à clausura numa vida puritana, dedicando todo o seu tempo à arte de produzir a melhor das cervejas. Tiveram a sua justa recompensa, um sabor de forte personalidade, tão puro e inspirador que os levou a uma vida dedicada à sua receita. A dedicação dos monges na busca pelo sabor mais puro deu origem a um processo de produção extraordinário através de dupla fermentação. Este processo único consiste em adicionar à cerveja já engarrafada, uma levedura especial que, ao longo de duas semanas lhe dá mais vida, maturidade, complexidade e efervescência. Os aromas e paladares tornam-se assim mais refinados transformando a Affligem num líquido distinto e enriquecido de sabores. Assim nasceu a cerveja de abadia Affligem. A receita original de nome Formula Antiqua Renovata mantem-se intocável até aos dias de hoje. 


Fotografias cedidas por Affligem
Já sentados na cadeira de barbeiro deixámos-nos levar por toda a explicação de como cuidar da nossa pele e da nossa barba. No nosso caso foi só aparar, mas para quem desfaz a barba com frequência, o ideal é começar sempre por lavar, ou exfoliar o rosto, usando um Nettoyant Visage ou um Nettoyant Exfoliant da gama masculina da Clarins, este processo vai permitir que a pele fique livre de sujidades e impurezas. Seguidamente aplica-se o Huile de Rasage (óleo de barbear) para que a pele fique preparada para a lamina, substituindo assim a convencional espuma, no caso de quem não desfaz a barba mas gosta de a manter aparada e cuidada, poderá utilizar o Huile de Rasage como óleo hidratante. Por ultimo nunca esquecer o Après Rasage (after shave) e o Baume Super Hydratant da Clarins Men que vão hidratar e proteger a nossa pele da poluição do dia-a-dia. No caso da sua pele necessitar de um "shot" de energia pode sempre recorrer ao Duo Revitalizante - Gel Revitalisant & Sérum Défatigant Yeux - dois produtos com extratos naturais pensados para os homens que precisam de energia na sua pele.


Fotografias cedidas por Affligem
Quanto ao João, um autêntico cavalheiro como sempre na arte do dar e bem receber, nós ficamos muito gratos pelo convite, e que venham muitas mais Gentleman's Hours.