Pages

Dia Nacional Gin Tónico 2015

Diz a história que ao primeiro sábado de cada verão se celebra  o Dia Nacional do Gin Tónico. Por todo o lado, pessoas saem às ruas com o intuito de celebrar um dia que bem se podia repetir pelo menos uma vez por mês. Este ano não foge à regra e é já neste sábado dia 27, que se celebra a terceira edição do Dia Nacional do Gin Tónico 2015 (DNGT2015). 



De norte a sul do país são diversos os eventos para celebrar este dia. Há uma feira sobre o mundo do gin no El Corte Inglés em Lisboa e em Gaia, um jantar gínico de Pascal Meynard no Hotel Ritz Four Seasons, um menu especial by Gin Lovers no Le Moustache Smokery, diversos chefs associados ao evento, tais como os estrelados Miguel Laffan e Leonel Pereira, descontos na loja Gin Lovers do chiado, promoções em dezenas de bares aderentes em todo o país, e pela primeira de muitas vezes, o lançamento em exclusivo de um gin dedicado ao DNGT by Gin Lovers.

O El Corte Inglés será o principal parceiro da Gin Lovers na celebração deste dia, através da feira "mundo do gin". Em Lisboa a Gin Lovers terá workshops gratuitos diariamente, entre o dia 19 e o dia 27, os mesmos são sempre realizados ás 18h30. A feira "mundo do gin" por sua vez prolonga-se até dia 28, e incluirá descontos, vendas e degustações de diversas marcas. Também na celebração do DNGT2015 o restaurante Varanda do Ritz Four Seasons irá apresentar um jantar gínico com um menu surpresa dos chef's Pascal Meynard e Fabian Nguyen, elaborado com propostas tentadoras, sugeridas pela equipa Gin Lovers. O valor individual deste jantar é de 72€ com as bebidas incluídas. Chef's de renome, como o estrela michelin Miguel Laffan, o estrela michelin Leonel Pereira, Ljubomir Stanisic, Hugo Nascimento, Alexandre Silva, Noélia Jerónimo e Joe Best, irão apresentar pratos, ementas, ou sugestões, inspiradas em gin, nos seus restaurantes, não só no DNGT2015, como na semana que se segue. Em Lisboa, o recentemente aberto Le Moustache Smokery de Daniel Cardoso propõe uma noite com um menu especial, equilibrado por pairings de pratos e gins fumados. Como se não bastasse tudo isto a Gin Lovers lança o seu primeiro gin em nome próprio. Numa edição limitada comemorativa ao DNGT2015 e limitada a 500 unidades, será vendido em exclusivo nos espaço Gin Lovers e no El Corte Inglés. A ideia é anualmente lançar uma edição especial comemorativa à data. Caso queiram consultar todos os espaços aderentes ao DNGT2015, podem fazer o mesmo aqui.

Este evento ocorreu pela primeira vez no ano de 2013, e desde então no primeiro sábado do verão volta a repetir-se, com o intuito de partilhar o prazer, bom gosto e distintividade do gin por todo Portugal continental e arquipélagos. Seja responsável, beba com moderação.