Pages

O que é Nacional, é bom

O que é Nacional, é bom, e recomenda-se. Infelizmente já não temos entre nós o génio de Manoel de Oliveira, contudo o cinema Português continua a dar cartas pelo mundo fora.



No outro lado do mundo, na Austrália, a trilogia As Mil e Uma Noites de Miguel Gomes, venceu o prémio do Festival de Cinema de Sidney. O Desolado, O Inquieto e O Encantado, que irão estar em destaque em Vila do Conde, são considerados filmes "de ambição e visão politica, que confronta, frusta e fascina, relembrando-nos que o cinema continua a ser um meio poderoso para examinar a condição humana", afirmou Liz Watts, a presidente do júri.

Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa, depois dos prémios conquistados em Recife, Locarno, Atenas, e das várias distinções na imprensa cinematográfica internacional, venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Cinema Internacional de Madrid, que encerrou sábado passado, onde foi feita uma homenagem a Manoel de Oliveira.

A nós, só nos resta saber se por cá, tirando as mostras de cinema, os filmes portugueses irão finalmente fazer parte constante dos cartazes nas salas de cinema, tirando assim um pouco de espaço às megalomanias dos blockbusters americanos. Cultura e distinção não nos falta.