Pages

Double9 - Mais que um bar, um Gastrobar

Pensávamos que não havia muito para acrescentar a tudo o que já se falou sobre o Double9, mas isto foi antes de conhecermos um dos seus mentores, Kiko Pericoli. Kiko é um visionário, depois de anos a correr o mundo para dar formações e participar em provas de "flair", vencendo muitas delas, absorveu todo o "know how" que o mundo do bartending lhe podia dar, marinou essa aprendizagem durante três anos e montou um espaço único na nossa capital, o Tea Cocktail Bar Double9.



Mas comecemos pelo princípio. O que é que o Double9 tem, que outro bar não tenha? Bem, para começar os cocktails são de autor; uns são criações e outros são reinvenções dos clássicos que todos conhecemos. Depois todos eles têm na sua génese chá, sim, a famosa bebida que se serve às 17h é um ingrediente comum na carta de coktails, mas claro que cada cocktail leva o seu chá especifico. Por último tem "food paring" e desenganem-se se pensam que estamos a falar em tapas ou algo para picar. Não, aqui os pratos são pensados num conceito de Gastrobar, para partilhar e onde cada prato tem o seu cocktail emparelhado e vice-versa. Claro que são apenas sugestões pensadas para nos potenciar a experiência da degustação. Uma cozinha simples, de sabores intensos e pensados pelo Chef Joachim Koerper do estrelado Restaurante Eleven, sugere-nos por exemplo o Ceviche tropical de peixe do dia com banana ou o Tataki de atum com sardinha e cavala, acompanhado por um Shhhpring Special, feito com Gin, Sumo de Limão, Chá de Menta e Algas e Shrub de Manga, Coentros e Cardamomo com Vinagre de Vinho Branco. Um shrub é uma forma de conservar fruta em vinagre em açucar usada até antes de surgirem os primeiros cocktails e que dá um toque acre e diferente à mesma. Um cocktail fresco, desenhado para acompanhar os pratos mais ligeiros do menu.



Para pratos mais condimentados, como é o caso do Tártaro de chili com carne e tacos, o Hamburguer de cordeiro com tzatziki e kaffir e a Polenta cremosa com azeite de trufa e cogumelos selvagens, a sugestão cai sobre o Outoftheteapot, um cocktail mais complexo com vários sabores fortes. Feito com Bourbon Whiskey, Xarope de Ácer infusionado com baunilha e Cardamomo, Sumo de laranja natural, sumo de maça natural e Licor Caseiro de sementes de Alcaravia. É Servido com Aromatizaçao de Chá Preto Chines com Especiarias e Chá Lapsang Souchoung. Por fim e a pensar nos mais gulosos, o paring ideal é o NY Brownie de chocolate com gelado de baunilha da Amazónia, ou o Petit Gateau de Dulce de Leche com gelado de maracujá, bem regado pelo Double9. Um cocktail de Gin, Licor de Flor de Sabugueiro, chá Preto com sementes de Guarana, Alcaçuz, Pimenta rosa e Cardamomo, Sumo de Lima e Clara de ovo. Servido com o famoso Double Duck.



Aberto todos os dias, das 16 até às 02h30. Às sextas e sábados há Dj set com clássicos devidamente bem escolhidos e que convidam a um pezinho de dança. Se tudo isto não é o suficiente para vos suscitar a curiosidade, fiquem atentos que para a semana vamos falar da carta de bar e em particular do cocktail Double9.