Pages

Empanaderia El Pibe - Nunca a América do Sul esteve tão perto

Antes de continuarem a ler, peguem no vosso telefone, liguem para o 925 984 298 e reservem a vossa mesa, quer seja para irem em grupo, em casal ou sozinhos. Se já reservaram vamos lá continuar a conversa. A Empanaderia El Pibe foi a primeira casa de empanadas em Lisboa, atualmente já há mais espaços onde o petisco mais consumido da América do Sul é servido, mas não há amor como o primeiro.



Tudo começou por ser pensado num conceito de street food numa rulote, mas as burocracias das licenças, e também a vontade de mostrar a Lisboa as empanadas, fez com que este projeto abrisse a sua primeira casa em Santos. Sendo o espaço pequeno e a afluência grande, optaram por mudar-se para a localização atual, na Travessa de Santa Marta. De decoração modesta parece mesmo que estamos numa tasca da América do Sul. Mesas de madeira castanha, bancos de madeira coloridos e quadros por toda a parede, ora de paisagens, ora de cidades, ora de personalidades, estando o grande Maradona (El Pibe) em destaque. De um modo suscito é  bonito, simples e prático. 



Mas o que faz do El Pibe um restaurante tão procurado? Sem dúvida alguma as suas empanadas. Na cozinha, a massa que é o único fator comum a todas elas e que é oriunda da receita da avó de uma amiga dos proprietários, está constantemente a ser feita para posteriormente ser recheada com as diversas opções. Opções essas de nomes peculiares de tal modo que nem o Papa Francisco escapou e dá nome a uma das mais gulosas da carta (tomate cherry, pesto e mozzarella). Mas não só, também é possível encontrar outras criações como: Pablo Escobar (chouriço e mozzarella), a Che Guevara (farinheira, alho francês e cogumelos), a Pinochet (caril de vitela e porco, cebola, malagueta e gengibre), a Pablo Neruda (cebola roxa, maça, rebentos de soja, gengibre, sementes de sésamo e molho de soja) e a Sofia Vergara (bechamel de couve flor, beringela fumada, tomate e bróculos). Tirando estas criações mais inventivas, existem também empanadas de sabores clássicos como cebola, espinafres ou carne.



Se acham que só as empanadas não convencem, existem também outras iguarias Sul Americanas na carta, tais como: ceviches (Peru), choripán (sandes tipicamente encontrada na Colômbia, Chile ou Argentina), chifles (banana pão frito) e milho frito (Equador), lomito (Argentina) e uma vasta escolha de saladas ou batatas para acompanhamento. Sejam acompanhamentos ou os chamados "segundos", o que precisamos é de ter estômago para embarcar nesta viagem à América do Sul sem saírmos de Lisboa.



Para terminar, falta dizer que a El Pibe está aberta de segunda a sexta, aos almoços das 12h às 15h e aos jantares das 19h às 23h (sexta fecha às 24h); aos sábados só abre das 19h às 24h e aos domingos está encerrado. O valor médio por pessoa ronda os 10€ (já com bebida), e não, não saímos de lá com fome. Para estacionar podem deixar o carro no estacionamento do Hotel em Santa Marta, ou pela rua (caso tenham sorte), depois é só subir a travessa para ganhar apetite.