Pages

Stolichnaya, ou Stoli para os amigos

No ano de 1938, nascia em Tambov, na Rússia, algo que desde então tem unido, libertado e aquecido a humanidade. Algo com que se brinda entre amigos, que já viajou pelo mundo e inclusive já esteve no espaço. Falamos de Stolichnaya, ou Stoli, como gosta de ser apelidada. A mais pura água da Rússia.



As suas raízes estão no solo fértil da região de Tambov na Rússia. Aqui, o mais fino trigo é a valiosa recompensa pelo trabalho duro de um ano e a chave para o sabor suave desta vodka. Em Tambov, localiza-se a moderna destilaria, Talvis. O seu processo de fabrico é cuidadoso e rigoroso, destilando apenas três vezes para manter o carácter arrojado do trigo russo, permitindo assim que apenas a mais alta qualidade Alpha Spirit saia das portas de destilaria. A classificação Alpha Spirit estabelece um nível de pureza muito elevado: a quantidade de metanol tem de ser menor do que 0.003% e o líquido tem de ter origem no trigo, no centeio ou na mistura dos dois cereais. É então na Letónia, na destilaria Latvijas Balzams, uma catedral da vodka construída por ordem do czar, em 1901, que Stolichnaya é preparada para enfrentar o mundo. Aqui, as tradições mais antigas são honradas por forma a garantir a pureza lendária da marca. A bebida espirituosa é filtrada quatro vezes: primeiro através de areia de quartzo e depois através de carvão vegetal de madeira de bétula russa. Finalmente é misturado com água da nascente, natural e pura do poço artesanal dos Balzams. Só então, perfeitamente equilibrada com um teor alcoólico de 40%, este precioso líquido se torna "A Vodka". 



Este estatuto é assumido por Stoli, que desde a sua criação foi a primeira vodka premium a ser importada para o mercado americano, a primeira vodka a ir ao espaço e a primeira marca a lançar vodka com sabores, na já longínqua década de 60. Este ano decidiu inovar e pela primeira vez desde a sua criação apresentou uma garrafa com um design completamente renovado, um pouco maior e mais elegante que melhora a forma de servir e de agarrar a mesma, mas mantendo sempre a excelência do seu conteúdo. Conteúdo esse que merece ser usado com a sugestão que aqui deixamos. 


Para fugirmos um pouco à febre das tónicas, mas mantendo a mesma frescura que o gás confere a uma bebida, temos o Stoli Mule, que na sua génese é composto por vodka, sumo de lima e ginger beer e é feito do seguinte modo:

6cl de Stoli
3cl de sumo de lima
20cl Ginger beer 
Gelo

Num copo largo, ou caneca de cobre, adicionar gelo e em seguida a vodka, o sumo de lima e preencher com ginger beer. Para guarnição podemos usar uma rodela de limão desidratado ou um gomo de lima. 
Na zdrovye!