Pages

E o barman do ano foi para....

Com menos de um ano de existência o The Royal Cocktail Club, no Porto, é sem dúvida uma fábrica de campeões, depois de Carlos Santiago (ex barman do espaço) ter vencido o World Class de 2017, chega a vez do head bartender da casa vencer o concurso de Barman do Ano.


Daniel Carvalho sucede assim a Jaime Montgomery (2016), Carlos Santiago (2015) e Wilson Pires (2014), sendo o vencedor da quarta edição de um dos concursos com maior prestigio em Portugal no panorama de bar. A Final foi disputada entre os três concorrentes mais bem pontuados no concurso. Cada concorrente teve dez minutos para preparar o seu cocktail de autor ao júri e ao público. Calhou em sorte a Daniel Carvalho ser o primeiro a apresentar o seu cocktail inspirado no nome da Caravela de Vasco da Gama, "Esmeralda". Seguiu-se Helder Rodrigues, da Tasca de Santana, em Coimbra, apresentar o seu cocktail "Memória", em homenagem às recordações da sua terra natal, Cabo Verde. Por fim, Jeferson Santos, do Taste Carvoeiro, no Algarve apresentou o seu "Invicta", em homenagem às gentes do Porto e à sua forte personalidade e carisma.


Daniel Rodrigues com 38 anos, revelou que "Não esperava nada ganhar o concurso, mas é um sonho. É sinal que o meu trabalho foi reconhecido e acaba por ser a recompensa deste ano de dedicação ao concurso." A 2ª Menção Honrosa foi entregue a Hélder Rodrigues e em 3ª ficou Jeferson Santos. Tendo como objetivo principal reforçar o uso de produtos portugueses nas criações de bar, esta edição contou com Pedro Paulo (The Lobby Bar, Hotel Aldwych), como presidente de júri. Os restantes elementos da equipa fora: Joaquim Lopes (Associação Barmen de Portugal), Francisco Guerreiro (Associação Barman Barlavento), Dave Palethorpe (Cinco Lounge) e Paulo Pinto (IVDP). 


Os nossos Parabéns.