Pages

Lisbon Food Week

Começa hoje e estende-se até ao próximo dia 13 a segunda edição do evento que vai deixar todos os fãs da gastronomia a salivar. Está ai a segunda edição do Lisbon Food Week, que depois do sucesso obtido em 2016, promete superar o mesmo. Chefes, restaurantes, tascas, jantares, conversas, conferências, congresso dos cozinheiros e um encontro com vinhos e sabores, é o que nos espera nestes onze dias que vão parecer demasiado curtos para usufruirmos ao máximo tudo o que têm para nos dar.


Mas vamos por partes. Comecemos pelo início. Como o próprio nome indica, a Lisbon Food Week, é uma semana totalmente dedicada à gastronomia. Engloba todas as vertentes desta área, dos restaurantes às tascas, dos chefes aos clientes, dos jantares às conversas, da cozinha de autor à comida de rua. A primeira edição foi em setembro de 2016 e este ano o evento cresceu e conta com uma programação maior e mais diversificada. Esta edição é também a primeira a ser organizada por três entidades: as Edições do Gosto, a Essência do Vinho e a Masemba.


Dentro do calendário da LFW (Lisbon Food Week), estão englobados dois eventos veteranos no nosso país, que são eles o Congresso dos Cozinheiros (CNC) a realizar de 11 a 13 de novembro; e a 18ª edição do Encontro com Vinhos, Encontro com Sabores, de 10 a 13 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Em suma, a Lisbon Food Week, ao longo de onze dias, engloba uma rota de restaurantes, um roteiro de tascas, seis jantares especiais, um pequeno-almoço australiano, duas conversas gastronómicas, o lançamento do novo livro do chefe Nuno Mendes, três dias de Congresso dos Cozinheiros e três dias de Encontro com Vinhos, Encontro com Sabores. Não sendo possível estar presente em tudo o que vai acontecer, deixamos o que para nós é mesmo imperdível.



Comida: O jornalista Tiago Pais escreveu o livro “As 50 Melhores Tascas de Lisboa”. Para as integrar na Lisbon Food Week, Tiago escolheu duas sugestões de pratos diários para cada dia da LFW, ou seja, 22 pratos, 22 tascas onde prová-los. Entre eles estão o Bacalhau à Brás da Antiga Casa Faz Frio, o Arroz de Moelas com Gambas do Pomar de Alvalade, o Entrecosto com Arroz de Feijão do clássico Zé dos Cornos, o Arroz de Gambas, às terças, d’O Buraquinho ou o Cozido à Portuguesa da Imperial de Campo de Ourique. A lista de pratos do dia completa pode ser consultada aqui.
Aussie Big Breakie - Pequeno-Almoço Australiano. Acontece já amanhã, no Café Garrett, no Teatro D. Maria, e Ana Leão, portuguesa naturalizada australiana prepara a primeira refeição do dia com produtos especiais do outro lado do mundo. 
Out of  the Box com Vasco Coelho Santos. O chefe portuense que colocou a Invicta no mapa do fine dining com o seu restaurante Euskalduna Studio, ruma a Lisboa, a’O Apartamento no dia 10, para  um jantar fora da caixa. O tema escolhido por Vasco é o vegetarianismo com um menu degustação que exclui carne e peixe, podem ler mais aqui.
Esta Carne que eu Amo. Dois dos maiores meatlovers da nossa cozinha juntam-se na Sala de Corte no dia 13, para  um  jantar  totalmente dedicado à proteína bovina: Rui Mar tins, Chefe Cozinheiro do Ano 2016 e Luís Gaspar, Chefe Cozinheiro do Ano 2017. Garantem-se os melhores cortes e ponto de sal exímio.



Conversas: Lançamento do Livro Lisboeta, de Nuno Mendes. A loja Vintage Department recebe no dia 6, o lançamentos de um dos livros mais aguardados do ano, o Lisboeta: Recipes from Portugal’s City of Light, de Nuno Mendes, chefe do Chiltern Firehouse e da Taberna do Mercado, ambos em Londres.
Mulheres com Tomates. A Second Home no Mercado da Ribeira será o palco de uma conversa entre sete mulheres do mundo das gastronomia, vinhos e bar. Alexandra Prado Coelho, jornalista; Ana Carrilho, responsável pelos azeites Esporão; Constança Cordeiro, uma das mais relevantes barmaid do momento; Maria Canabal, presidente do Parabere Forum, um evento que reúne anualmente pessoas influentes da gastronomia a nível mundial; a chefe Marlene Vieira e Rita Nabeiro, diretora-geral da Adega Mayor. Mulheres com histórias para partilhar, de realização e sucesso profissional, que vão partilhar o seu testemunho de vida e a sua visão, sobre o lugar que têm vindo a conquistar num mundo onde a presença masculina prevalece. Acontece no dia 9.
Congresso dos Cozinheiros, Produtos e Produtores. Se no ano passado foi o "Risco" o tema do Congresso dos Cozinheiros (CNC), onde os vários chefes convidados abordaram de diferentes formas o que arriscar significava para eles no contexto gastronómico, este ano o tema não podia ser mais atual: Produtos e Produtores. Os atentos a esta área sabem que cada vez mais a cozinha se faz da atenção dada ao produto, das histórias dos produtores e do quilómetro zero e por isso o CNC decidiu dedicar-lhes os três dias de conferências. Acontecem no final da LFW, dias 11, 12 e 13, na Junqueira, no Centro de Congressos de Lisboa.


Para saberem mais sobre todos estes eventos, bem como as suas inscrições, preços e acessos, não deixem de consultar o programa oficial da LFW, aqui.