Estar fora da caixa é estar fora da zona de conforto, é estar fora daquilo em que temos a certeza que somos bons e arriscar por outros caminhos desafiadores, mas cujas certezas são desconhecidas. Estar fora da caixa é seguir o instinto, é sermos tentados a superarmos-nos todos os dias, todos os meses, duas vezes por ano, ou sempre que seja oportuno.
Depois de em novembro de 2015 o chef Kiko Martins ter aberto as hostilidades com um menu dedicado ao surf&turf; de na primavera de 2016 o chef Ljubomir Stanisic ter arriscado, com os seus duetos improváveis, onde os ingredientes que por norma não combinam, foram colocados lado a lado; de em novembro do ano passado a chef Marlene Vieira ter mostrado que ainda está em forma e nos ter levado "into the wild", onde a caça, os peixes do rio, os frutos do bosque, as raízes e os fungos, alimentaram não só a nossa barriga, como também a nossa alma; chega a vez de Vasco Coelho Santos, chefe do Euskalduna Studio, no Porto, mostrar o porque de tanto burburinho à volta do seu nome e confecionar um jantar vegetariano.
Vasco tem vindo a fazer um trabalho exemplar no seu Euskalduna Studio e desce agora à capital para mostrar n' O Apartamento, de que fibra é feito. São diversos os momentos que nos vai proporcionar e onde vamos poder degustar ingredientes como raiz de cerefólio, algas, trompetas, funcho em várias texturas, boletos, cantarelos, gema fumada e muito mais; tudo isto devidamente harmonizado com vinhos António Maçanita, das três regiões produtoras: Alentejo (Fita Preta), Douro (Maçanita Irmão & Enólogos) e Açores (Azores Wine Company).
Este jantar acontece já no dia 10 de novembro e é um dos eventos inseridos na Lisbon Food Week (que em breve falaremos). Tem o valor de 70€ por pessoa com tudo incluído. As reservas devem ser feitas por aqui. Do que esperam?