Pages

Casa da Atalaia - Um paraíso ao lado de Lisboa.

Situado em Palmela, a pouco mais de 30m do centro da Capital encontra-se a Casa da Atalaia. Este Turismo de Habitação começou a sua atividade numa velha adega nos anos 40 do séc. XX. Após a sua requalificação, assume-se, hoje, como uma casa de charme onde os seus hóspedes aliam a sua estadia num local mágico com vista directa para o castelo de Palmela com os vinhos produzidos pela marca e a deliciosa gastronomia da zona.


Manuel Thomé Lopes Júnior, avô da actual proprietária, foi o precursor que impulsionou a actividade vinícola familiar. Compra a casa em 1926 e constrói a sua adega no rés-do-chão da mesma, ficando o primeiro andar como sua habitação. No início dos anos 40, sentindo que a adega já não lhe era suficiente, comprou um edifício em frente, à época um lagar de azeite, e fez as adaptações necessárias à actividade do vinho, construindo depósitos e lagares. 


Quatro décadas mais tarde, a adega foi sujeita a outras obras para a modernizar, juntamente com Isidoro Augusto Atalaia, o seu genro. Após obra de adaptação do edifício principal a esta nova realidade, todos os elementos estruturais que caracterizavam, outrora a adega, foram postos a descoberto. Destacam-se, assim, as arcadas, construídas com pedra da região - com idade geológica de cerca de 20 milhões de anos -, onde se podem observar alguns fósseis (característicos do Miocénico); o mesmo acontece relativamente a duas abóbadas que foram descobertas em obra. 


Hoje em dia, o edifício principal passou a ser uma casa de charme que sugere percursos vários, através dos seus terraços e pátios, com paisagens diversas e recantos a descobrir todos virados para a Mata de Palmela e o seu magnífico castelo. No interior, a decoração concilia o contemporâneo com outras peças mais antigas, que a família guardou.


A casa conta com 4 quartos , todos eles devidamente equipados e com acesso ao Wi-Fi por toda a casa. Estes 4 quartos têm o nome de monumentos emblemáticos da vila de Palmela, começando logo à entrada no piso térreo existe o quarto do Chafariz, seguido pelo Pelourinho e igreja Matriz, situados no primeiro piso e, por fim, o Arrabalde, o quarto que fica no piso mais lato da casa, o qual coincide com o nome do bairro imediatamente junto ao castelo. Em suma, é a Casa de Atalaia, convidativa e acolhedora, é a solução ideal para uma pausa tão prolongada quanto possível. 


No outro lado da rua, temos a Adega Casa de Atalaia, que hoje em dia, após obras de requalificação apresenta-se como um espaço de memória que nos mostra, através de visita guiada, os vários processos inerentes à vinificação. Foi-lhe conferida novas vivências para múltiplas ocasiões com inúmeras vertentes, entre as quais: casamentos, festas temáticas, kick-offs de empresas, almoços e/ou jantares vínicos, entre outros. Para ir e desfrutar.