Pages

Essência do Vinho - Porto

Preparem-se é já a partir de amanhã e até dia 25 que o Palácio da Bolsa no Porto recebe a 15.ª edição da Essência do Vinho - Porto. Vão ser 4 dias com um programa de excelência, proporcionando uma memorável viagem pelo mundo do vinho. Apresentam-se cerca de 3.000 vinhos em prova livre, de 400 produtores, nacionais e internacionais. O alinhamento de atividades paralelas dá destaque a referências raras e exclusivas, rótulos de valor inestimável, e chefes de cozinha com estrela Michelin.


Josko Gravner, o pai dos vinhos “laranja”, pela primeira vez em Portugal e um vinho com mais de 130 anos são destaques do programa. Mas não é só. No primeiro dia de evento, celebra-se a história da Quinta do Monte d’Oiro, cujo ADN de rigor, universalidade, paixão e alegria tem vários capítulos da história do vinho em Portugal. Na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, comprova-se a singularidade do mais famoso vinho fortificado do mundo. Os rótulos Ramos Pinto White 1884, Taylor’s Single Harvest 1968, Graham’s Colheita 1963, Andresen Colheita 1910, Barão de Vilar Colheita 1950, São Leonardo Very Old White 90 Anos, Quinta das Lamelas 4 Gerações White 60 Anos, Kopke Colheita 1941, Niepoort Garrafeira 1977 e Gran Cruz 130 Anniversary Edition Very Old reúnem-se na prova “Vinhos do Porto de Sonho”. E, em época de conquistas nacionais no que ao desporto diz respeito, alia-se vinho e futebol, num desafio vencedor. “Os Mundiais de Futebol... E a nossa Seleção de Fortificados” junta exemplares de vinhos fortificados marcantes, de anos que ficarão para sempre memorizados nos adeptos do desporto rei: Kopke Colheita Porto 1938, Kopke Colheita Porto 1958, José Maria da Fonseca Moscatel de Setúbal Superior 1966, Niepoort Vintage Porto 1970, Graham’s Single Harvest Porto 1982, J.M.S. Moscatel de Setúbal Superior 1998, Barbeito Malvasia Madeira 2002 e Dow’s Senhora da Ribeira Vintage Porto 2010. Esta prova acontece a pretexto do 21.º Campeonato do Mundo de Futebol, que se realiza na Rússia, este verão.


A sexta-feira apresenta ainda uma prova irresistível que junta “7 Chocolates, 7 Vinhos, 7 Sommeliers”. Nuno Jorge, sommelier que alavancou o projeto Cacao di Vine, convida sete outros companheiros de profissão (Gabriela Marques, António Lopes, João Chambel, Manuel Moreira, Nélson Guerreiro, Rodolfo Tristão e Sérgio Marques) para o momento... que promete! No dia 24 de fevereiro, sábado, será possível partir “À Descoberta dos Vinhos dos Açores”, com exemplares dos seguintes produtores: Adega Cooperativa do Pico, Azores Wine Company, Curral Atlantis, Czar e Muros de Magma. E uma das mais icónicas e internacionalizadas aguardentes portuguesas experiência-se na prova “Adega Velha: Uma História Que Se Escreve Lentamente”.


Este ano, o evento apresenta ainda harmonizações com conceituados chefes de cozinha nacionais. Ampliar a experiência sensorial é o desafio, com contrastes que intensificam os sabores ou com a descoberta das melhores combinações para uma degustação perfeita. Vítor Matos (Antiqvvm, uma estrela Michelin), Ricardo Costa (The Yeatman, duas estrelas Michelin) e Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, uma estrela Michelin) são os grandes protagonistas destes pairings.


Por último, pode-se contar também com o incontornável “TOP 10 Vinhos Portugueses”, uma das mais significativas provas anuais, reunindo a seleção dos rótulos com maior pontuação da Revista de Vinhos, que serão sujeitos a avaliação por um júri de especialistas de várias nacionalidades. A vertente internacional continua a ser uma das grandes apostas do evento, com presença confirmada de mais de uma centena de wine experts e importadores de vários países. Promover a notoriedade dos vinhos portugueses além fronteiras, através do contacto direto com os produtores presentes, é um dos principais intuitos.


Caso ainda estejam indecisos a subir ao Porto, informamos que a campanha de venda online termina hoje. A entrada tem um valor de 20€ e inclui copo oficial de provas Riedel. No local e nos dias de realização do evento, a entrada terá o custo de 25€.