Pages

Avenida SushiCafé - O Japão no centro de Lisboa.

Ponto de partida para o Avenida SushiCafé, sim, é um restaurante onde há sushi, mas a qualidade da sua cozinha vai muito além dessa iguaria. Situado na no nº 28 da Rua Barata Salgueiro em Lisboa, mesmo pertinho da Avenida da Liberdade, o restaurante é chefiado por Daniel Rente, um experiente e viajado chef que gosta de servir uma refeição genuína, onde todos os ingredientes e a sua preparação são fidedignos ao que é feito no Japão.



Mas não é só da experiência de Daniel que vive o espaço. Equipa bem formada, tanto na cozinha como na sala, preparam cada prato como se fosse único, colocando todo o seu saber e sabor à nossa disposição. De relevar mesmo o entusiasmo com que o empregados de sala sugerem os pratos típicos do Japão, ou os típicos combinados, explicando tim tim, por tim tim, o que compõem cada um. Este nível de empenho e de conhecimento não é muito comum neste tipo de restaurantes do dia-a-dia, mas a formação de Daniel passa muito por explicar tudo o que compõe a sua cozinha, para que a sua equipa saiba fazer o mesmo aos clientes.




Mas vamos até à mesa. Começamos a refeição com um sashimi dos himalaias. Leves fatias de Chutoro com cebola caramelizada, kizami wasabi e maracujá sobre pedra de sal rosa dos himalaias. A ideia aqui é comer um primeiro pedaço e fazer um pequeno compasso de espera antes de comer o seguinte. O efeito do peixe em cama de sal faz com que este absorva o mesmo e se torne mais intenso e saboroso. Seguimos para um tártaro de atum em mil folhas de pergamena com kimchi. O melhor de três mundos com um tártaro magnifico a representar o Japão, um pão de pergamena super fino e crocante oriundo de Itália, e um kimchi da Coreia a dar um toque spicy a todo o prato. Para agarrar com a mão e devorar à dentada.




Partimos para algo que nos é mais familiar, a tempura. Ebi Kakiage é uma espécie de "patanisca japonesa". Trata-se de um "novelo" de legumes, camarão e alga em tempura, servido com arroz. A acompanhar, há um molho tentsuyu (caldo de peixe, soja e molho mirim) e arroz gohan. Portanto, para que tudo corra bem, importa reter: passar a tempura pelo molho, juntar ao arroz e depois saborear. E podemos sempre usar a desculpa "este tem legumes!". O atum volta à mesa acompanhado de foie gras e de cebola caramelizada, numa dupla de gunkans que nos apuram ainda mais as papilas gustativas para o prato que se seguiu. Tataki de vazia de wagyu, com trufa e tempura de cogumelos shimeji. A carne no ponto certo, o azeite de trufa a harmonizar o sabor da mesma e a tempura leve e crocante a envolver o cogumelo, fazem deste prato uma das experiências mais satisfatórias da cozinha do SushiCafé.



Voltamos ao peixe, com o mar a ser-nos servido numa taça. Nada de hidratos, apenas bom pescado de todas as cores, credos e feitios. De corte eximio, podemos encontrar robalo, atum, carapau, lula, camarão de água doce, ostra e xaréu. Um prato tão bom e tão bem apresentado que damos graças por ser servido fresco, tal é o tempo que se passa a fotografar o mesmo. Após a ingestão de cerca de 40 pedaços de puro deleite e só para ficarmos preparados para os momentos doces, foi servido uma dupla de gunkans de robalo e camarão enrolado em massa crocante com kizami wasabi e gila. Terminamos o repasto com duas das sobremesas mais acarinhadas pelos clientes e sugeridas pela equipa da sala. Sundae de miso e cheesecake de abóbora com pevides crocantes.



Mas o Avenida SushiCafé é muito mais que sushi. A cultura Japonesa está muito presente ao almoço com 5 pratos  tradicionais japoneses repletos de história que tornam os almoços no restaurante ainda mais variados, com opções únicas e... fumegantes!



E porque como onde há fumo há fogo, começamos já por esclarecer que algumas destas novidades são terminadas à mesa pelo próprio cliente. "Queremos trazer o público ainda mais para a acção, para a magia da cozinha oriental", explica o chef Daniel Rente. 



Comecemos pelo Sukiyaki: reza a lenda que, num certo dia invernoso em paragens mais orientais, um lenhador sem ter o que comer ia pedindo de porta em porta. Com os ingredientes que foi recebendo, teve que improvisar uma refeição que o saciasse e aquecesse. Por isso, fez fogo e juntou-os num caldo, depositando-os na sua enxada, que usava para cumprir o seu ofício e que era o que havia mais à mão. E assim nasceu o Sukiyaki! Junta legumes, carnes nobres e massa shirataki, tudo cozinhado em caldo de soja com mirim e caldo de peixe, e terminado à mesa, pelo próprio cliente. Em vez da enxada, tudo isto é preparado numa tigela de ferro fundido e é para partilhar, a dois, a quatro ou a seis. Conselho do chef: para aprimorar a experiência, nada como passar a massa e os legumes pelo ovo e pelo molho goma tare, também disponíveis à mesa. E, depois, sim, saborear!



Há também o Dote Nabe, a verdadeira experiência do fondue japonês que chega a Lisboa pela mão do chef Daniel Rente. Este também é um prato terminado à mesa, mas não há que temer, a equipa do Avenida SushiCafé está sempre atenta e pronta a dar uma mãozinha. Aqui juntamos legumes, mexilhões, cogumelos e tofu, a um caldo claro japonês com pasta de soja fermentada. Onde é que já se viu? Em Lisboa, em lugar algum...!



Com o Katsudon, começamos a abrir as "caixas de pandora", que os próximos pratos vêm para a mesa em caixas japonesas e o deleite começa logo que as destapamos. O Katsudon, um prato mais simplista que os anteriores, tem arroz na base e panado de porco, cebolada e ovo. Aberta a tal caixa, basta envolver e desfrutar! Poucas vezes a expressão "comida de conforto" fez tanto sentido!



Nestas novidades de almoço, o Avenida apresenta também um verdadeiro "prato de culto" da gastronomia japonesa: o Unaju. A enguia de água doce (em japonês unagi) é a rainha e surge sobre o arroz gohan (que habitualmente comemos nas peças de sushi). Simples, saboroso e inesquecível — mesmo para aqueles que torcem o nariz quando a enguia chega à mesa.



O último prato é o Ebi Kakiage a "patanisca japonesa" que já falámos acima. O chef Daniel Rente conhece como ninguém estes sabores mais tradicionais, pois já os trabalhou aquando da sua passagem por Osaka. Na verdade, "estas novidades têm vindo a ser estudadas, preparadas e aprimoradas nos dois últimos anos, na sequência de uma outra viagem de alguns elementos do restaurante ao Japão". Agora, chegou o momento de as podermos provar: estarão disponíveis todos os dias (encerra ao Domingo), ao almoço, no Avenida SushiCafé, das 12h30 às 15h30. Podem fazer a vossa reserva para o 211 928 158.