Pages

From Caos to Microcosmos: The Beginning

A evolução de um artista é o passar à fase seguinte, seja esta uma mudança de estilo, ou até mesmo de arte. Após a intervenção nos dois contentores do Sky Bar, o artista plástico Luio volta a apresentar-se no Tivoli Avenida Liberdade, pela primeira vez como I Luio, com a exposição From Caos to Microcosmos: The Beginning, iniciando-se assim uma nova fase da sua carreira.


Luio passou por várias fases artísticas. Nasceu em 2010, na Madeira, tendo-se sucedido ao seu anterior alter ego, Luio Onassis. Ao longo do seu percurso desenhou capas de discos, pintou um Mini e fez um desfile de abertura da Moda Lisboa. Sucedeu-se Zau, uma nova dinastia no percurso artístico de Luio, uma fase evolutiva dos alter egos anteriores. Começou por estudar arquitetura e só em 2010 é que começou a pintar. Criou, nesse momento o primeiro alter ego: Luio Triple X. Onassis, o que se seguiu, apostou mais em influências cubistas e impressionistas. Foi também nesta fase que o action paiting teve muito peso no trabalho de Luio e que introduziu a chegada e uma nova fase artística. Luio Zau é o culminar de toda esta aprendizagem, que ganha expressão no desafio e intervenção nos dois contentores do Sky Bar do Hotel Tivoli Avenida Liberdade em 2017.


Depois de 36 anos de caos artístico, Luio volta a nascer ou a renascer como artista. Dos seus ambientes abstratos, inicia-se uma vida, um deambular pelo cosmos e microcosmos. Uma verdadeira aproximação à síntese, ora mais fantasiada, ora mais realista, que se consagra pela primeira vez em exposição no Tivoli Avenida Liberdade. Um regressar às telas, onde Luio celebra o seu novo eu – I Luio, através de cores que exprimem e comunicam sensações, adjetivos, sufixos, associados a uma reação a uma ação. Inspirações que vêm de um som, de uma palavra, de uma imagem, do amor e dos amigos.


From Caos to Microcosmos: The Beginning marca a nova fase da carreira deste artista reflexo de uma alegria tímida e uma natureza criativa ilimitada. As obras estão presentes no piso mezzanine do Tivoli Avenida Liberdade até ao dia 16 de março.