Pages

Vinhos a não perder

Bolhas são bolhas, e é quase impossível resistir a uma bebida com um pouco de gás. Mas não pensem que vimos aqui falar de champanhes. Não, vamos mesmo falar sobre os espumantes que se fazem em Portugal e que ano após ano têm vindo a aprimorar a sua técnica e sabor. A região da Bairrada é a região do país que mais espumante produz. Já são mais de 20 as referências no cluster baga disponíveis e muitas outras referências na região. Destacamos aqui aquelas que mais nos têm enchido os flutes.


Começamos pela casta baga e por este Pinho Leão Baga Bairrada Bruto branco 2016. Um espumante límpido de cor cítrica e a bolha é fina e persistente. Denota boa acidez, vibrante e de efervescência fina, com sensações de fruta no aroma. Na boca sobressaem a frescura, a firmeza e a cremosidade, com bolha bem dissolvida no vinho. Com um teor alcoólico de 12,5%, é excelente como aperitivo e também para acompanhar pratos de peixe, marisco, carnes brancas, saladas e, como não poderia deixar de ser, o leitão assado à Bairrada.


Numa mistura das castas baga, touriga nacional e pinot noir, nasce o Kompassus Espumante Blanc de Noirs. Excelente presença aromática, com notas avelanadas, e outras que lembram pão torrado, maçã assada. Untuoso na boca, com bolha muito fina, num conjunto de perfil bem seco mas muito elegante, sofisticado, longo, cheio de sabor. Delicioso. Frequentemente premiado é um espumante robusto com um teor de 13,3% de álcool. Ideal para acompanhar pratos e sobremesas da região.


Porque nem tudo na Bairrada tem de ter baga, o Espumante Luís Pato Maria Gomes Bruto é compôs to pelas castas Maria Gomes (na sua maioria) e sercialinho. A sua fermentação é feita separadamente em cubas de inox com controlo de temperatura, durante 2 semanas. A segunda fermentação ocorreu em garrafa por forma a conservar o aroma floral e frutado da casta principal. É um vinho de Verão mas também de convívio. Com 12,5% de teor alcoólico é o ideal como aperitivo ou para acompanhar peixes, frutos do mar e comida asiática.


Terminamos esta escolha com um Casa do Canto Baga Bairrada Bruto branco 2015. De aspecto cristalino, bolha fina abundante e cordão de espuma disperso, este espumante 100% Baga, cuja enologia esteve a cargo da Total Wines, apresenta uma cor pálida e acobreada. As notas de frutos secos e pétalas de flores torna-o intenso e complexo no aroma. Produzido a partir do “Método Clássico”, no sabor converte-se numa mousse suave a cremosa, revela-se frutado e elegante, elevando a frescura e a persistência no final de boca. É um espumante leve, com apenas 12% de teor. Ideal para servir como aperitivo e o par ideal para pratos à base de carne, peixe, marisco, e “pasta".