Terminou no passado domingo dia 13 de setembro a 9.ª edição do MOTELx. Com a presença de 17969 espectadores, um recorde assinalável desde a sua criação, em 2007. Nesta edição, destaque ainda para a lista de convidados internacionais que foi a maior de sempre, com cerca de 20 nomes entre realizadores, produtores e actores.
Ao longo dos 9 dias (incluindo os 3 de Warm-Up) foram cerca de 18 000 as pessoas que assistiram aos filmes, workshops e inúmeras actividades paralelas. Em vésperas de atingir uma década, o Festival que traz as melhores novidades de cinema internacional e nacional de terror aumentou assim em 11% o número de espectadores em relação ao ano anterior. Também a adesão às redes sociais, nomeadamente Facebook e Instagram, registou um aumento significativo. A antestreia mundial do filme ‘The Visit’, de M. Night Shyamalan, abriu o primeiro de seis dias de maratona de filmes e esgotou a Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Este ano, o MOTELx cresceu um dia na sua programação para dar espaço aos mais de 80 filmes exibidos de uma programação que incluiu uma retrospectiva ao trabalho do realizador sul africano Richard Stanley. Esta edição do MOTELx foi assim a mais concorrida, não só em termos de participação como no número de convidados, numa lista com mais de cerca de 50 nomes do terror nacional e internacional.
O Festival fechou com o filme ‘Knock Knock’, de Eli Roth, e com a entrega do Prémio MOV MOTELx 2015 ao filme ‘Miami’ de Simão Cayatte. O júri premiou ‘Miami’ com o maior galardão de valor monetário alguma vez atribuído a curtas metragens em Portugal – cinco mil euros - e ainda houve espaço para uma menção especial a João Figueira pela curta de animação stop-motion ‘Andlit’.
A toda a organização os nossos sinceros parabéns por todo o esforço e dedicação, que originou o sucesso que foi mais uma edição do festival mais aterrorizador da nossa cidade.