Pages

Conversas sem Filtro - Bolinhos e Beijinhos

Ann-Kristin ficou conhecida pela maioria como uma concorrente do programa de culinária MasterChef Portugal. Apelidada de "rainha do gelo" esta dinamarquesa de 24 anos já vive à 12 no nosso pais, e em pessoa é a prova que na televisão as aparências iludem. Dona de uma beleza natural e de uma simpatia eximia, Ann-Kristin é autora do blogue Flirt Gourmet by Ann-Kristin que nós seguimos atentamente. Fiquem a saber mais sobre este lindo ser humano.


- Olá Ann-Kristin, começaste a tua carreira como modelo e atualmente és conhecida pelos dotes culinários, de onde vem esse gosto pela cozinha?

AK: Sou manequim há 9 anos e em 9 anos há alturas em que tens mais e menos trabalhos. Foi durante estes períodos com menos trabalho que costumava fazer jantares para os meus amigos e experimentar coisas novas na cozinha. Cada vez comecei a gostar mais desses períodos onde eu cozinhava para os meus amigos e tinha menos trabalho. O melhor é o sorriso e as expressões nas caras das pessoas quando comem algo que fiz. Foi aí que me apercebi que tinha que mudar de “direção” em termos de carreira.

- O teu empratamento e sentido estético está ao nível de muitos profissionais, poderá a moda ajudar neste campo?

AK: Acho que sim. Acho que depois de estar tantos anos na área da moda sempre a ver coisas bonitas com certeza fez me gostar de coisas bonitas e arranjadas. Gosto da apresentação da comida mas não só, também gosto muito do processo de cozinhar e ser criativa na cozinha. Acho interessante as coisas (técnicas, processos, etc.) que se podem fazer com os ingredientes.

- Consideras proveitosa a tua participação no MasterChef Portugal? É que desde muito cedo mostraste que sabias o que estavas a fazer e que não estavas lá apenas para aprender. Achas que o factor visibilidade ajuda no realizar dos sonhos, mesmo aos concorrentes medíocres?

AK: Tenho o meu sonho. Quero trabalhar na área de culinária e a visibilidade que o MasterChef Portugal traz para uma pessoa amadora é muita. Com certeza ajuda no processo de realizar os sonhos mas não podemos ficar por aí. Visibilidade é uma coisa, dedicar-se e continuar a trabalhar depois dessa aventura acabar é o que vale na minha opinião. É relativamente “fácil” o dia-a-dia dum concorrente no MasterChef, só temos que cozinhar quando existem as provas, de resto tudo é tratado para ti. Na vida real, ninguém te ajuda. O teu trabalho é o que conta, ninguém te vai oferecer nada se não trabalhares pelas oportunidades e por realizá-las.



- Fala-nos um pouco do que é o dia-a-dia de uma modelo com dotes culinários? Quando acordas pensas que tipo de maquilhagem devo usar para preparar o pequeno-almoço?

AK: Hahaha. Nem por isso! Acordo e passeio o meu cão depois dou-lhe comida a ele! O que faço a seguir depende dos dias. Pode ser uma entrevista, reuniões, mas muitas vezes acordo e preparo "posts" para o meu blogue (cozinhar, tirar fotos, ler e-mails, etc.). Há muitas coisas envolvidas em ter um blogue com bom conteúdo. Leva muito mais tempo do que se pensa mas gosto muito de ensinar e ter o feedback das pessoas. É um pouco como ver os sorrisos na cara dos meus amigos quando comem algo que fiz, mas numa versão virtual (que também conta!).

- Ainda sobre o programa, para nós devias ter vencido. Achas que o Manuel foi um justo vencedor, ou apenas teve um desempenho um pouco melhor na grande final?

AK: Acho. Não posso dizer que não foi justo. Claro que queria ter ganho mas isso fica para a próxima. O Manuel e eu tivemos os dois alguns erros, tal como dito inúmeras vezes em vários entrevistas, era muito difícil para os jurados decidirem. Foi uma final muito renhida, alguém teve que ganhar, ponto final. Estou muito contente que mesmo não tendo vencido, mostrei as minhas capacidades, provei que sou capaz de entrar na industria e ainda por cima vou frequentar o Le Cordon Bleu que era um dos meus objetivos. 

- Tens andado muito ativa nas redes sociais com o teu Flirt Gourmet, onde nos mostras as tuas criações que nos deixam a babar de tão deliciosas que são. Já tinhas este blogue antes da participação no MasterChef Portugal, ou uma coisa levou à outra?

AK: Já tinha o blogue antes de entrar no MasterChef. O blogue nasceu durante o ano que estive a praticar. Antes de entrar tinha 29.000 “Flirts” (seguidores) e tenho a maior intenção de continuar com o blogue independente de tudo. É muito gratificante e gosto de comunicar com os meus "Flirts".



- Tens atualmente perto de 39.000 seguidores no facebook e interages de uma forma muito divertida e simpática com eles. Tens tido um feedback positivo do teu trabalho?

AK: Ahahaha. Pois! Eu não sou a rainha do gelo que as pessoas acham que sou. Uma coisa é o que se vê na televisão e a personalidade que eles “criam” para ti outra coisa é a vida real. Eu só estava muito concentrada no MasterChef, e algumas pessoas interpretavam isso de uma forma errada. Queria ganhar, há algum mal com isso? O feedback é super positivo, adoro ler as mensagens, comentários, criar receitas e também receber receitas que os meus "Flirts" querem que eu experimente. Tenho grandes planos para o blogue e espero que as pessoas continuem a gostar do meu trabalho.

- E para quando passares das confeções “caseiras” para um espaço com a tua assinatura. Vias-te a ter um restaurante teu ou é algo que não está nos teus objetivos?

AK: Para já os meus projetos e objectivos num curto prazo não envolvem abrir um espaço meu. Acho que dá muito mais trabalho do que as pessoas pensam. A longo prazo com certeza quero um espaço meu, mas antes disso, queria aprender mais e perceber exatamente o que quero abrir.

- Para ti uma refeição completa tem obrigatoriamente de ter?

AK: Coisas crocantes, texturas, ácidos, doces, salgados, etc. Um equilíbrio de tudo.

- Qual o teu prato favorito?

AK: Hmmm… boa pergunta! Deve ser os “Krebinetter” do meu pai.

- O que mais gostas de cozinhar?

AK: Gosto muito de cozinhar sobremesas, mas também comida asiática. Adoro a precisão e as técnicas que ambas precisam

- O que mais te pedem para cozinhar?

AK: Sobremesas e pratos “gourmet” bem apresentados.


- O que nunca cozinhaste na vida?

AK: Coelho. Tive numa altura 10 como animais estimação quando era pequena, acho que é por isso que ainda não experimentei. Coitadinhos.

- Recentemente estiveste envolvida numa campanha da Super Bock para promover a amizade, confecionando um jantar para um grupo de amigos em casa de um deles. Como é que surgiu essa ideia? 

AK: Ainda estou envolvida, é um projecto muito giro. Foi a  Super Bock que me convidou para fazer o trabalho e aceitei com todo o gosto. É super divertido e um bom desafio. Tudo em nome da amizade, podem-se inscrever aqui para tentarem ganhar um jantar também.

- Podemos meter uma cunha para fazeres um jantar para nós?

AK: Experimentem inscreverem-se na campanha da Super Bock, ou estejam atentos ao blogue. Já fiz um passatempo onde alguém ganhou um jantar feito por mim, por isso...Também podem comprar o meu bolo que vai estar disponível a partir do dia 20 setembro nos hipermercados Continente na secção dos frescos. Chama-se “Bolo de Cenoura por Ann-Kristin”

Se ficaram tão entusiasmados como nós em podermos comprar um delicioso bolo de cenoura, fiquem a saber que para promover o produto a Ann-Kristin vai estar no Continente do Colombo, no dia 13 Setembro das 11h-14h e das 15h-20h para sessão de autógrafos e degustação do "Bolo de Cenoura por Ann-Kristin". Este dia marca o começo da tour de 2 meses de degustação pelos hipermercados Continente. As datas e horários podem ser consultadas no facebook do Flirt Gourmet by Ann-Kristin e no blogue.

Nota: todas as fotografias apresentadas foram retiradas do facebbok do Flirt Gourmet.