Pages

"Esconjurações" de José de Guimarães

Um dos mais galardoado artista plástico português está de regresso a Lisboa para expor em nome próprio. Desde 2008 que José de Guimarães não exponha a sua obra na capital. Na altura trouxe até à Galeria Quadrado Azul a exposição "Brasil", agora trás até à Galeria Millennium a exposição "Esconjurações"

Batalha dos Três Reis -1992 Caixa relicário, técnica mista 77x102x10 cm

Esconjurações são pragas, maldições, exorcismos. A exposição reúne um significativo núcleo de obras do artista pertencentes à coleção Millennium bcp, realizadas em suportes muito distintos, nomeadamente um raro e surpreendente conjunto de tapeçarias de Portalegre de grandes dimensões, que, pela primeira vez, poderão ser vistas pelo público em geral. Nos três pisos do espaço expositivo da Galeria Millennium serão ainda expostas obras de luz, com néon e LED, de vários períodos do percurso do autor; caixas-relicário que dialogam com peças da coleção de arte africana de José de Guimarães e esculturas de grandes dimensões que dão corpo ao perturbante sincretismo prosseguido, desde os anos 1960, pelo artista.


No âmbito deste projeto serão ainda lançados dois livros com a chancela da editora Documenta. O primeiro, com título homónimo, documenta a exposição e convoca alguns conceitos, linhas de reflexão e de tensão em torno do poder propiciatório do objeto artístico, refletindo sobre a potência de uma prática artística que supera o plano estético para convocar e controlar forças e energias que operam no campo do animismo, a saber num plano de imanência e de invisibilidade. O segundo, intitulado “P (de Pop, Pintura e Poster)”, é um ensaio inédito que  convoca todo um segmento inicial do trabalho de José de Guimarães pouco  conhecido e em alguns casos inédito. Realizado entre 1963 e 1976, esse trabalho está sintonizado com a linguagem da arte pop europeia, mantendo fortes ligações à estética do poster e do desenho gráfico. Uma abordagem surpreendente que revela um  extenso conjunto de obras que continuam a ser só parcialmente conhecidas e que estão entre aquilo que de mais consistente se fez no campo da arte pop em Portugal.  Pinturas e gravuras (entre outras técnicas de transferência de imagem) com um  apurado sentido gráfico que combinam a letra com o plano de cor e que são  tributárias da estética do poster.

Ritual da Serpente - Acrilico sobre caixa de madeira com luz Led 90x120x5 cm
Com entrada livre, a exposição está patente ao público de 27 de janeiro a 20 de abril, das 10h00 às 18h00 e de segunda-feira a sábado, estando encerrada aos domingo. A Galeria Millennium fica situada no nº96 da Rua Augusta. Com esta exposição a Fundação Millennium bcp prossegue assim o seu trabalho de divulgação e de apoio à produção de conhecimento em torno da obra de artistas incontornáveis na história da arte em Portugal.