Pages

Prémios Mesa Marcada 2015

O site Mesa Marcada, da autoria de Miguel Pires e de Duarte Calvão, entregaram ontem numa cerimónia repleta de chefs, foodies, gastrónomos e entusiastas da cozinha, os sétimos prémios do mesmo. Os 103 jurados votaram de sua justiça nas habituais categorias: Mesa Diária, Destaque do Ano, TOP 10 Restaurantes 2015, TOP 10 Chefs 2015; e nas duas novas categorias: Restaurante Novo do Ano e Chef Revelação do Ano.


Fotografias do blogue Mesa Marcada
O local escolhido foi o espaço Honorato do Chiado, e logo às 18h30, hora marcada, eram inúmeros os convidados já presentes. Num estilo bem descontraído ao qual o Miguel e o Duarte já nos habituaram, foi servido um catering da responsabilidade do grupo Multifood (detentores de marcas como Honorato, Aprazível, Delidelux, entre outras) onde constavam algum dos best sellers das diversas marcas. E como não há comida sem bebida, o grupo Symington tratou dos vinhos da noite, sem esquecer também as "n" cervejas artesanais disponíveis.



Mas caterings à parte, vamos ao que interessa. A cerimónia de prémios foi algo muito breve e apresentada pelos anfitriões, ao fim ao cabo eles estavam entre amigos. Nas novas categorias o Restaurante Novo do Ano foi para o ressuscitado Alma de Henrique Sá Pessoa, é muito recente mas a qualidade de serviço e mestria do Chef Henrique fizeram com o seu Alma não passasse despercebido a ninguém. O Chef Revelação do Ano foi atribuído ao Chef Leonardo Pereira, pelo trabalho irrepreensivel que fez no seu ex-Areias do Seixo. Nas categorias "residentes" a Taberna da Rua das Flores do Chef André Magalhães renovou o prémio para Mesa Diária, ou por outros termos, um restaurante de dia-a-dia ou de preço moderado. O Destaque do Ano foi para A Cevicheria do Chef Kiko Martins, por ter entrado no TOP 10 dos Restaurantes de 2015, mas acima de tudo por ser o único restaurante neste top que não é apelidado de fine dining. Os TOP 10, tanto dos Chef's como dos Restaurantes trouxeram algumas novidades, que se justificam muito pelo trabalho que os Chef's e as respetivas equipas tiveram durante 2015. De destacar a subida de três posições do restaurante Feitoria do Chef João Rodrigues no TOP dos Restaurantes, e a subia de 40 posições do Chef Leonardo Pereira no TOP dos Chef's, mas confiram os rankings e vejam os vencedores.