Pages

Combinações Improváveis - O Jantar de 2015

Passas e champanhe? Check. 12 badaladas? Check. Resoluções de ano novo? Check. Bolo rei? Check. Saltar para cima da balança e reforçar a ida ao ginásio? Triple check... Mas tivemos boas razões não tivemos? 2015 foi um ano de pratos e copos cheios. Se tivéssemos que preparar um jantar com o melhor de 2015 como é que seria? Vamos recapitular o ano que já terminou.



Para começar, o welcome drink. Jantar que é jantar tem de começar com uma bebida de boas vindas, principalmente para que os presentes  não sintam muito a espera daqueles que ainda faltam chegar. Sem hesitações, o Hipster Mule do Tea & Cocktail Bar Double9 seria a nossa escolha. Uma agradável mixologia de Lima com xarope de chá de gengibre, Vodka e cerveja de gengibre, era o ideal para nos ir abrindo o apetite, mas como beber sem comer não é lá muito boa ideia, a acompanhar estas boas vindas, os pequenos bombons de foie gras, em género "amuse bouche" servidos no guerilla dining da Silver Spoon são a opção acertada. 




Como somos pessoas de muito alimento não escolhemos uma, mas sim duas entradas. A primeira é o já famoso croquete de cozido à portuguesa d' O Talho do Chef Kiko, pequeno e com um sabor inconfundível, fica bem acompanhado com compota de tomate e magret de pato a envolver um mix de ervas e verduras. A segunda é o "Caçador" do Restaurante Bastardo, uma deliciosa conjugação de sabores entre coelho em escabeche, cebola roxa, batatinha e alecrim. Tenham calma, ainda não acabámos. Aquele prato que não poderia faltar de modo algum é o Quinoto do Mar d' A Cevicheria do Chef Kiko, um prato onde o mar se sente a cada garfada e o camarão, o berbigão, o mexilhão, o peixe branco, as algas e a espuma de ostra e kombu se unem numa simbiose de sabores e texturas mantendo a excelência dos mesmos. Miguel Castro Silva e o seu LESS, apesar de recém aberto, tem um prato que entrou logo para o nosso best off de 2015. O arroz de cepes com pancetta crocante e shitake salteados é uma orgia de sabor nas nossas papilas gustativas e aquele crocante da pancetta, deixa envergonhada qualquer batata frita de pacote por tão estaladiço e saboroso que é. A refeição está quase completa, temos peixe, temos um prato de conforto, mas falta-nos a carne. Aqui a escolha cai sobre o "Sirloin" do Le Moustache Smokery. Um delicioso pedaço de lombo de vaca com molho à portuguesa fumado, que dá vontade de deixar o prato limpo.



Como não há festa sem "o bolo", a sobremesa de eleição foi sem dúvida o mascarpone da Osteria, na Madragoa. Mamma mia! Cada garfada é uma viagem de ida e volta a Itália, e é mesmo caso para pensar como é que algo tão simples consegue ser tão maravilhoso. Esperamos que tenham ficados satisfeitos, caso contrário, podem ir acompanhando as refeições que vamos fazendo durante o ano.