Pages

No Coração do Ruanda e do México

Novo ano, novos blends. Como habitual todos os anos a Nespresso apresenta cafés Limited Edition que surpreendem os apreciadores de todo o mundo. O mais recente lançamento leva-nos numa viagem desde o Lago Kivu no Ruanda até a Chiapas no México. Vamos embarcar nesta viagem de aromas?


Umutima wa Lake Kivu e Tanim de Chiapas são os nomes da nova Limited Edition, dois grands crus nascidos em ambientes muito diferentes mas unidos pela paixão e dedicação com que produzem os seus cafés, em que a primeira palavra de cada nome significa “coração” nas respetivas línguas nativas. Nas margens densamente povoadas e muito cultivadas do Lago Kivu encontram-se pequenas comunidades, altamente modernizadas no cultivo de café. Aqui, os produtores usam práticas contemporâneas de pós-colheita para entregar grãos de Arábica de elevada qualidade. Hoje em dia, os cafés dos Ruanda estão entre os cafés mais doces e ricos da África Oriental. Os peritos Nespresso realçam estas qualidades intrínsecas do aroma no modo de torrefação dos grãos de café verde. Metade dos grãos de café verde é sujeito a uma torrefação mais leve, para destacar as notas frutadas, e a outra metade passa por uma torrefação mais acentuada, para evidenciar a textura e força deste café. Desta forma, a Nespresso garante que toda a complexidade e frescura, do sabor e aroma dos grãos de café, são entregues em cada chávena. Em Chiapas, no México, o café é cultivado em solos de origem vulcânica, lado a lado com outras culturas, como abacates e laranjas. Chiapas é considerada uma das principais origens para a obtenção de café de elevada qualidade no México, produzindo café excecional. Os agricultores da região produzem café nos seus próprios “quintais” e utilizam métodos tradicionais, passados de geração em geração. Estes agricultores produzem o seu café à sombra da exuberante floresta tropical, prolongando assim o seu amadurecimento. Desta forma, obtêm-se grãos de café de elevada qualidade, com aromas elegantes. Para homenagear o potencial dos grãos de café de Chiapas, os peritos Nespresso utilizam todo o seu know-how e torram o café separadamente. Uma parte do café verde é torrado a baixas temperaturas, durante um longo período de tempo, para proteger as delicadas notas a “pão” e nozes. A restante parte do café é sujeita a uma torrefação mais curta e intensa, para desenvolver uma textura suave e sedosa.



"Apesar do uso de diferentes práticas na produção de café, as duas comunidades têm em comum surpreendente espírito de comunidade e a dedicação ao café, para atingirem o mesmo resultado, ou seja, o melhor café com uma qualidade de excelência, apreciada em todo o mundo”, afirma Karsten Ranitzsch, Head of Coffee da Nespresso. Umutima e Tanim são cafés Pure Origin, o que significa que 100% de cada café foi obtido nos respetivos países de origem. De intensidade 6 e 7 (respetivamente), devem ser apreciados como Espresso, podendo também Umutima ser apreciado como um Lungo, pela sua textura fluída e fresca, com notas frutadas e reforçada por um final delicado, e Tanim como um Ristretto, pela sua doce harmonia entre uma textura sedosa e notas a nozes.