Pages

Havana Club - O Rum de Cuba

É impossível falar de Cuba sem falar de Havana e é impossível falar de Havana sem falar de Rum. Cuba tornou-se conhecida como a "Ilha de Rum", devido a uma combinação mundialmente famosa de cana-de-açúcar, um clima Caribe favorável, solo fértil e o "know-how" único do Cubano "Maestro Roneros“ (produtores-mestre de rum). 



Desde muito cedo que marinheiros, swashbucklers (aventureiros) e moradores gostavam de utilizar a cana de açúcar para a fermentar e criar a "tafia". Esta bebida é uma espécie de Rum barato e praticamente sem elaboração alguma. Felizmente com o passar dos anos a qualidade melhorou drasticamente e nos anos 1800, com a introdução de alambiques de cobre surgiram as primeiras tentativas de envelhecimento. Pedro Diago, agora conhecido como o pai do rum cubano, foi o grande responsável por este avanço. Ele teve a ideia de armazenar as “aguardientes", ou "eaux-de-vie", em potes e enterrá-los no chão. A segunda metade do século XIX viu a produção de um Rum mais leve e mais refinado, conhecido como "Ron Superior"Este foi desenvolvido com base nas instruções da Coroa Espanhola, que queria um Rum mais delicado e que pudesse satisfazer a corte e a elite do Império. El Ron Superior é o pai do rum cubano de hoje: leve, suave, delicado, fresco e excepcional simples ou em cocktails. A sua popularidade foi tal que em 1860 havia mais de 1.000 destilarias em Cuba.



Hoje em dia, quando se fala em Rum cubano, Havana Club é sem dúvida a marca que se destaca. O principal Rum cubano em Cuba, e no mundo, continua a encarnar o património e a supremacia da tradição de fazer o verdadeiro Rum cubano. Baseando-se no "know-how" único do seu "Maestro Roneros", Havana Club mantém viva a arte de añejamiento: a arte da destilação, envelhecimento e blending de Rum premium. O nome Havana Club capta a herança da produção de Rum de Cuba e está intimamente entrelaçada com a cultura cubana e a atmosfera única de Havana, fazendo desta bebida motivo de orgulho e um verdadeiro ícone nacional. Disponível nas variedades Añejo 3 años, Añejo Especial, Añejo Reserva, Añejo 7 años, Añejo 15 años e mais três variedades super premium: Selección de Maestros, Máximo Extra Añejo e Havana Club Unión. Recentemente, apostando na inovação e no mercado a marca anunciou ao mundo o novo design da sua garrafa Havana Club Añejo 7 años. Esta garrafa que se apresenta com uma silhueta mais curvilínea e de fácil manuseamento, possui um rótulo artesanal que é cuidadosamente desenhado com arestas multicolores, espelhando assim a vibração de Havana e homenageando as suas raízes. Através de um "nec tag" com um nome colocado no gargalo de cada garrafa, Havana Club Añejo 7 años pretende dar a conhecer as pessoas por detrás Rum super premium. Desde os tanoeiros até aos "Maestro Roneros“.



De aroma fumado a fazer lembrar os típicos charutos, com um toque frutado e suave mas notável toque de especiarias e baunilha é ideal para ser servido em cocktails, ficando também bom quando servido "on the rocks". Para que se possam aventurar em casa, deixamos-vos aqui duas receitas para impressionarem os amigos num final de tarde, ou a cara metade num jantar romântico.



Para um fim de tarde após o dia de trabalho, seja em casa descansado ou com um grupo de amigos, o Havana Club Añejo 7 años "on the rocks" with a twist, é a bebida perfeita.

5cl Havana Club Añejo 7 años
3 "dashes" de qualquer Essence of Cuba (bitters)
Gelo

Num copo enche-se o mesmo até meio com pedras de gelo. Verte-se os 5cl de Havana Club Añejo 7 años, acrescenta-se o bitter e junta-se um zest de laranja. Nota: os Essence of Cuba são bitters da marca Havanna Club e preparados para os seus Rum's.



Para um aperitivo antes de um jantar romântico com a cara metade, surpreenda-a(o) com um Mojito ao estilo de Cuba. A bebida que fazia as delícias de Hemimgway é dos cocktails mais famosos e simples de fazer, contudo há que o manter clássico como manda a regra.

2 colheres de açúcar amarelo
Sumo de meia lima
Um bom molhe de hortelã (com caule)
9cl de uma boa água com gás - 2 partes
4,5cl de Havana Club Añejo 3 años - 1 parte
Gelo

Num copo alto e cilíndrico coloca-se no fundo o açúcar, seguido do sumo de meia lima. Junta-se a hortelã e acrescenta-se a água com gás. Macera-se tudo gentilmente para libertar aromas. Acrescenta-se o Rum e o gelo e envolve-se tudo muito bem com a ajuda da colher de bar. Desfrutar com moderação.