Que o Restaurante Tabik serve arte nos pratos que nos apresentam já nós sabíamos. Que tem réplicas de pinturas de Caravaggio e Velázquez nas suas paredes também. O que ainda não sabíamos é que de setembro até ao final do ano, dará a oportunidade a 4 jovens artistas de divulgarem os seus trabalhos no restaurante.
De forma a assinalar a sua ligação ao território das artes, o Tabik decidiu lançar as TABIK’ART Sessions, com o objetivo de dar mais visibilidade ao trabalho de jovens e talentosos artistas portugueses. Durante os próximos 4 meses, este restaurante irá abrir as portas a 4 artistas em ascensão, que terão assim oportunidade de expor neste espaço as suas obras de arte mais recentes. Para Mafalda Almeida, Diretora de F&B do Tabik esta associação à arte acaba por surgir naturalmente, “o Tabik é um restaurante onde a arquitetura, o design e a pintura sempre estiveram bem presentes. O nome do restaurante e a sua decoração inspiraram-se no “tabique”, um material de construção característico da construção pombalina. Neste sentido, quisemos por o nosso espaço à disposição de jovens artistas portugueses, que assim poderão dar a conhecer o seu trabalho junto de um maior número de pessoas.” O primeiro artista convidado a expor a sua arte é Salvador Salazar, que se dedica em exclusivo às artes plásticas desde 2011, e que se distingue por uma expressão fortemente gráfica e por utilizar o acrílico como principal meio. Em 2013, realizou uma residência artística em conjunto com outros artistas plásticos, em Lisboa, que se revelou um marco no desenvolvimento do seu trabalho. Nesta exposição, o artista apresentará o seu mais recente trabalho, o Codex: Lazarus, e a passagem para esta obra, a Metamorfosis. Poderá ser vista a partir das 18h30 de hoje e até dia 30 de setembro. Seguir-se-ão Catarina Mantero, de 3 a 31 de outubro; Stefanie Pullin, de 2 a 29 de novembro e Maísa Champalimaud, 5 a 29 de dezembro.
Para celebrar esta iniciativa foram também criados 4 menus especiais de brunch, intitulados de The Art's Brunch e cuja inspiração surge na arte de cada um. Todos os sábados de cada mês haverá um menu dedicado a cada artista (25€), que permitirá aos visitantes não só conhecerem a exposição, mas também apreciarem a cozinha descomplicada e criativa, que caracteriza o restaurante. O The Art's Brunch de setembro é composto entre muitas mais coisas por: pão tabik, croissant, queijos, salmão fumado com dip de citrinos, sumo natural, ovos Benedict, gaspacho com torricado de tomate, polvo à galega, risotto, tortilha e "crema catalana". O menu não é buffet, pelo que terão de ser feitas algumas escolhas quando se pede o mesmo. Aproveitem esta oportunidade.