Pages

Conversas de Bar - World Class 2018

Lukas Neves nasceu em Lucerna na Suiça e nos seus genes tem origem portuguesa e irlandesa. Depois de ter passado parte da sua infância em terras transalpinas, Lukas veio para o nosso pequeno rectângulo viver e trabalhar. Formado em restauração e bebida, no segundo ano do seu curso sentiu uma enorme atração pelo mundo dos fermentados e destilados.



"Foi exactamente aí que comecei a ganhar esta enorme paixão pelo mundo do bar", afirma Lukas. Atualmente exerce a função de Head Bartender no The House Bar do Vila Vita Parc Resort & Spa, que é como quem diz, é o manda chuva atrás de um bar situado num dos melhores hotéis de Portugal, com um restaurante de duas estrelas michelin lá dentro (o Ocean de Hans Neuner). "O principal foco é uma coquetelaria personalizada para os nossos hóspedes criando experiências e memórias únicas. Trabalhando o máximo com produtos locais e sazonais nunca esquecendo a sustentabilidade", continua Lukas.  Curioso e autodidata Lukas não esquece as suas raízes e é nelas que se inspira todos os dias. Vamos saber mais um pouco dele.   

- Olá Lukas, antes de mais o nosso obrigado pela tua disponibilidade. Queríamos começar por perguntar onde surgiu a ideia de participares na competição da World Class?

LN - A World Class é a competição mais prestigiada a nível nacional e internacional. Sou extremamente apaixonado pela minha profissão e como tal é a melhor forma de testar todos os nossos conhecimentos e capacidades.

- Fazer cocktails para um menu ou cocktails de autor para uma competição não é o mesmo processo. Para ti em que é que se diferenciam e em que consiste cada uma das criações?

LN - Na minha opinião quando procedo à criação de cocktails de autor para uma competição naturalmente tento ser mais criativo (fora da caixa) e “arrojado” pensando sempre em técnicas diferentes e novas, ingredientes desconhecidos, sabores mais complexos e apresentações mais extravagantes onde o processo criativo é mais intenso. Relativamente a criação de cocktails para um menu penso sempre no tipo de serviço adaptando-o ao espaço em si. De certa forma nunca esquecer a tipologia do hóspede relativo ao processo criativo e à complexidade do cocktail. 

- Como consegues transpor as tuas ideias e conceitos para o copo?

LN - Para mim tudo começa com uma base, um aroma, um sabor ou até mesmo uma memória ou experiência e depois passo a passo, ingrediente a ingrediente procedo à criação do cocktail. Nunca esquecendo a lógica da ligação entre os ingredientes e da apresentação do mesmo. 



- Sabemos que em competição tudo tem o seu élan, conceito e história. Posto isto, como começou o processo de criação do "The Gift of Tzacab" ?

LN - O processo de criação para o meu cocktail da Semi Final do World Class Portugal “The Gift of Tzacab” começou pela pesquisa e compreensão do meu espirituoso base, o Rum Zacapa 23, que é produzido na Guatemala. A economia da Guatemala baseia-se predominantemente na agricultura onde um dos produtos principais é o cacau. A intenção foi juntar estes dois ingredientes.

- Qual a história ou a mensagem por trás do mesmo?

LN - A história do “The Gift of Tzacab” surge na percepção que o cacau é um dos ingredientes produzidos em maior escala e que é base na economia agrícola da Guatemala. Os antigos Maias consideravam o cacau uma dádiva dos deuses e de certa forma foi. De acordo com as crenças e os registos que foram deixados pelos Maias, 2000 anos A.C Al- Bolon-Tzacab conhecido como o Deus da agricultura de nariz em folha, veio a este mundo para criar uma natureza melhor do que aquela que já havia sido criada pelo criador dos deuses. É nisso que inspiro a minha bebida.

- Sem ser o Rum Zacapa 23 e não querendo desvendar nenhum segredo, quais os ingredientes chave que o torna único? 

LN - O ingrediente chave para a elaboração do cocktail é sem dúvida o Rum Zacapa 23 e a manteiga de cacau que o torna único. 




- Qual a tua motivação para teres participado neste desafio da "World Class"?, já tinhas participado noutros desafios? Como tem sido o teu percurso de barman e como é que este influencia as tuas criações?

LN - O meu percurso como bartender iniciou aos 18 anos após ter terminado o curso de restauração e bebidas na escola de hotelaria e ter vencido a medalha de bronze nas competições europeias da AEHT. A minha motivação é sempre a mesma, aprender e ter novos desafios, estar junto de outros profissionais e de certa forma superar-me cada vez mais profissionalmente e pessoalmente. No que diz respeito a outros desafios, participei na Semi-Final do World Class Portugal 2017.

- Para terminar onde é que podemos provar esta e outras criações da tua autoria?

LN - Podem encontrar-me no The House Bar do Vila Vita Parc Resort & Spa localizado em Porches, no Algarve.