Pages

Uptown - Um bar num Hotel

Existe uma grande diferença entre um bar de Hotel e um bar num Hotel. Um bar de Hotel está pensado em servir os seus clientes e proporcionar a estes experiências universais. Um bar num Hotel é um bar que partilha a mesma porta de entrada do edifício, mas que está de portas abertas a tudo e a todos com uma carta sazonal bem pensada por toda uma equipa e pronta a proporcionar experiências únicas a quem o frequente. Prontos para conhecer o Uptown Bar?


É no Hotel Intercontinental de Lisboa que está situado este bar "num" Hotel. Com um ambiente cosmopolita a fazer lembrar os bares de Hong Kong, toda a sua decoração envolve-nos num espaço acolhedor, confortável e de dimensões infinitas, graças aos espelhos que se refletem. Mesas baixas, poltronas de veludo e um balcão com cadeiras de bar onde nos sentamos e de lá não queremos mais sair.



Mas é atrás de todo este conforto que a sua equipa de bar nos surpreende com as suas criações. Respeitando a génese de evidenciar o produto e os aromas nacionais, todos os cocktails têm algo "nosso" na sua assinatura, seja um destilado, um sumo, um bitter, ou uma simples guarnição. No menu a escolha é vasta. Destilados simples, cocktails sem álcool, Gins tónicos, cocktails clássicos onde basta pedir o nosso favorito e cocktails de assinatura, com especial destaque para o Absolutly Touched e para o Mon Cherry, dos quais vamos partilhar convosco não só a receita como a sua confeção.



Para um fim de tarde convidativo a por a conversa em dia com alguém especial ou com a nossa cara metade, o Absolutly Touched é um cocktail fresco e spicy. De confeção elaborada graças à variedade de ingredientes é no entanto bastante simples de replicar em casa, contudo requer de alguma técnica e conhecimento prévio.

50 ml G' Vine
20 ml sumo de lima
20 ml sumo limão
30 ml charope de açúcar
50 ml sumo de pêra
5 ml gengibre
30 ml clara de ovo pasturizada 
4 folhas de manjericão
1 fatia de pêra

Colocar num shaker de duas peças todos os ingredientes. Agitar o shaker com intensidade para emulsionar as claras. Adicionar gelo ao shaker e agitar novamente com energia para refrescar a bebida. Sabemos que esta está fresca quando as nossas mãos começam a gelar. Com a ajuda de um coador passar a bebida apenas para um dos lados do shaker, retirar o gelo e agitar uma terceira vez, desta vez fazendo o efeito de um "8" no movimento de braços, de modo a que a bebida envolva nela própria e volte a emulsionar as claras. 
Verter com a ajuda de um coador todo o conteúdo para um copo estilo martini, mas fazê-lo num movimento único para que a clara venha ao de cima e crie uma textura aveludada no topo da bebida. Guarnecer com uma fatia de pêra previamente caramelizada e desfrutar.



Para um toque de classe antes ou após uma refeição em que se debatem assuntos sérios, o Mon Cherry é um cocktail com menos técnica, contudo a sua confeção acaba por ser mais complicada, requerendo alguma experiência com um mixing glass.

50 ml Zacapa 23
20 ml Ginja
10 ml Jagermeister
4 dash de bitters de lima
3 frutos vermelhos
1 zest lima

Juntar todos os ingredientes num mixing glass. Encher o mesmo de gelo até ao topo. Com a ajuda da colher de bar, mexer a mistura de uma forma homogénea, de modo a que o gelo se vá dissolvendo de um modo natural e não acelerado, refrescando e diluindo ao mesmo tempo a bebida. Aqui o truque é não mexer nem muito rápido nem muito devagar, para evitar o risco de uma diluição em falta ou em excesso. Guarnecer com uma espetada de frutos vermelhos e um zest de lima. Desfrutar com moderação.