Pages

Vamos sentar-nos ao Balcão?

Bem vindos ao Balcão. Quem já conhece os outros restaurantes de Henrique Sá Pessoa, percebe  rapidamente que o Balcão mantém alguns elementos da estética dos espaços do chef: não faltam os candeeiros suspensos, as cadeiras em madeira maciça de carvalho ou os espelhos nas paredes e os pratos clássicos da Vista Alegre que dão continuidade ao bom gosto que nos habituámos a associar aos seus restaurantes.


Situado no Gourmet Experience, no último piso do El Corte Inglés, este espaço visa dar a conhecer a nossa gastronomia que tanto adoramos e que é reconhecida como uma das mais ricas do mundo. Nesta homenagem à cozinha nacional mostra dominar os sabores tradicionais que todos conhecemos e propõe pratos mais comuns, com ingredientes familiares, mas que surpreendem. Com um ambiente inspirado nas tabernas portuguesas, o Balcão é autêntico e revela-nos uma vertente diferente de Henrique Sá Pessoa.



“O Balcão é descontraído, despretensioso, com influências muito portuguesas. Tem pratos bem confeccionados, com criatividade”. É assim que Henrique apresenta o seu espaço. Aberto ao público desde o final do ano, a par dos espaços vizinhos trouxe aquele espaço comercial uma oferta de qualidade num food court convidativo a passar bons momentos. Em torno do balcão, o grande  protagonista da casa, revestido com peças cerâmicas vidradas pretas e acabado com tampos em pedra natural de lioz são servidas pequenas pérolas da nossa cozinha, bem como alguns pratos de assinatura adaptados ao espaço.

 

De destacar o fabuloso tártaro de corvina com quinoa, algas e salicórnia; o lombo de atum com escabeche de legumes; o leitão confitado com puré de grelos e molho de pimenta, a fazer lembrar a delicia que é servida no Alma e sem dúvida um dos pratos de assinatura do Chef; o divinal bitoque com pickle caseiro, chips e ovo "frito" a baixa temperatura, com uma molhanga que quase se bebe. Para rematar o repasto, duas opções: para os mais corajosos o prego de choco frito com maionese de coentros e chips de batata, para os mais gulosos, texturas de chocolate negro de comer e chorar por mais.



Este é um menu perfeito para quem vem de fora, com vontade de descobrir a nossa cozinha, mas também para os portugueses, que nunca dispensam os sabores mais tradicionais.


Fica a sugestão.