Pages

Criatura, um restaurante que chama ao convívio

É ali mesmo ao lado de um dos miradouros mais concorridos da cidade que se encontra o Criatura. Espaço recente, aberto de terça a sábado durante 12h sem interrupção, homenageia não só a estátua presente no Largo do Adamastor em Lisboa, como também o que mais se faz por aquelas bandas, o convívio.


O Criatura – numa alusão ao Adamastor, o gigante da mitologia greco-romana que n’Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, representa as tormentas que ocorrem onde o Atlântico e o Índico confluem, o Cabo que se tornou da Boa Esperança numa ode ao feito heróico dos navegadores – oferece uma carta com pratos tradicionais que se apresentam de forma contemporânea, dos pipis à moda de Lisboa ao pica pau de novilho, do “nosso” polvo à lagareiro à posta mirandesa com batata frita e grelos.


Comida portuguesa com influências dos territórios por onde os navegadores portugueses passaram nas suas viagens, seja pelos produtos, pelas técnicas ou pelos sabores. A carta é assinada pelo chef executivo Bruno Carvalho e convida à partilha.


Este pretende ser um lugar de convívio, seja para um almoço de trabalho, um jantar informal, uma refeição a qualquer hora do dia ou apenas para petiscar e beber um copo de vinho sem o compromisso de uma refeição completa. A lista de entradas é generosa nos petiscos para que se possam degustar diferentes pratos – tábua de queijos ou de enchidos, croquetes de leitão ou camarão com malagueta e alho –, e juntar-lhe uma salada de lentilhas com requeijão e citrinos ou a tempura de caranguejo de casca mole com wakami e pepino. 


O restaurante tem um menu executivo de almoço, que muda mensalmente, com pratos fixos a cada dia da semana. Inclui prato principal, sobremesa e um copo de vinho ou água, por 15€ (preço promocional). Em Maio: arroz de tamboril (terça-feira), bacalhau assado, puré de batata e confitado de cebola e pimentos (quarta-feira), feijoada de búzios (quinta-feira), cataplana de porco com berbigão (sexta-feira). Há ainda duas opções de grelha, peixe ou carne, que mudam diariamente consoante a oferta do mercado. Sem esquecer opções vegetarianas.


A dar vida ao espaço, as fotografias a preto e branco, em grande formato, da colecção Portrait, de Bridget Jones, que integram a colecção privada de Joe Berardo. Aos rostos famosos dos actores Sir Anthony Hopkins ou Kevin Spacey juntam-se muitos anónimos captados pela lente da fotógrafa que integrou uma das exposições de abertura da Colecção do Museu Berardo, de arte moderna e contemporânea, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.


Situado no Verride Palácio de Santa Catarina e com entrada pela Travessa da Portuguesa, convida os clientes que não estão hospedados no hotel a entrar sem reservas. Aberto de terça-feira a sábado, entre as 12h00 e as 00h, ininterruptamente, o restaurante Criatura tem capacidade para 60 pessoas na sala principal, 20 na sala junto ao bar, 20 na mezzanine e conta ainda com uma esplanada.


Ideal para um almoço com a luz boa que só a nossa Lisboa nos dá.