Pages

Santa Bárbara Eco-Beach Resort

Porque nem todas as viagens têm de ser para o estrangeiro, e porque cada vez mais Portugal é uma referência de destino turístico a nível Mundial, Rodrigo Herédia e João Reis, dois amigos que se conheceram em São Miguel nos Açores, decidiram erguer aquele que é o primeiro Eco-Beach Resort da ilha.



Avançar com a construção do Santa Bárbara Eco-Beach Resort foi o concretizar de um sonho antigo destes dois amigos. A paixão que têm pela ilha, é mesma que têm pela arte de bem receber, pela natureza, pelo mar, e acima de tudo pelos Açores. Plantado num terreno mesmo em cima da praia de Santa Bárbara, este eco-beach resort é um lugar mágico, rodeado ora por mar, ora por montanhas. Não é por isso de estranhar que os materiais utilizados, a arquitetura e o enquadramento na paisagem tenham sido as três principais preocupações desde a raiz do projeto. O resultado é uma sensação de harmonia perfeita com a natureza envolvente.



Composto por 14 villas, sete em formato T1 e outras sete em formato T2, divididas em três categorias: Garden, Blue&Green e Retreat. Todas as villas têm uma pequena kitchenette, sala de estar (onde podem ficar alojadas duas pessoas extra) e uma espaçosa varanda com uma rede e dois confortáveis cadeirões, ideais para observar e absorver a natureza circundante. As villas T2 têm dois quartos e duas casas de banho individuais, sendo que o quarto principal dispões de uma espaçosa banheira esculpida em pedra onde os hóspedes poderão relaxar em prolongados banhos de imersão. As duas villas Retreat (posicionadas no topo do resort) desfrutam não só das melhores vistas, como têm ainda dois apontamentos diferenciadores: uma possui jacuzzi no terraço, outra tem um deck de contemplação. Toda a construção deu primazia à utilização de materiais naturais como madeira local (criptoméria), cortiça e bambu, além de elementos decorativos que remetem para as tradições dos Açores. Tanto as paredes como o chão das villas e do edifício central são feitas em micro cimento.



Com vista para um pôr-do-sol inesquecível, o restaurante Areias aposta numa carta simples. Embora não se identifique como cozinha regional, realça o que há de melhor nos sabores e produtos do arquipélago, desde o peixe, à carne, à fruta ou aos queijos. Para além do menu normal, há ainda um corner de sushi e sashimi feitos com peixe fresco dos Açores. Junto à praia, o Beach Club Areais serve refeições ligeiras e petiscos, tornado-se assim na opção ideal tanto para um almoço entre mergulhos, como para um copo ao fim da tarde. Um bar sazonal, dedicado à época balnear, das 11h00 às 20h00, todos os dias.



Também no exterior deste resort o respeito pela natureza salta à vista. Uma grande piscina com camas dentro de água e a vista para o oceano promete fazer as delicias dos que procuram relaxar; já o centro de atividades desportivas é um incentivo a todos os que procuram alguma aventura, com acesso a escola de surf e aluguer de material para a prática de stand up paddle, surf, kayak e snorkeling. Muito em breve o Santa Bárbara Eco-Beach Resort vai ter também uma pequena quinta própria, onde serão cultivados muitos dos produtos usados no restaurante e no beach club.