Pages

Verão refrescante com Paulo Laureano

A pensar em todos aqueles que primam por um bom repasto depois de um bom dia de praia, ou em todos aqueles que não dispensam um bom e refrescante copo de vinho ao final do dia,o enólogo Paulo Laureano acaba de lançar no mercado novas colheitas, dos seus vinhos brancos e um rosé “provocador”. 



Paulo promete a plena harmonia com os pratos característicos de Verão, para tal, preparou seis novas sugestões que prometem frescura, intensidade e personalidade, caraterísticas a que o enólogo já nos habituou. “Com a clara certeza que o vinho precisa de um local de eleição para ser produzido e que as castas portuguesas são a base exclusiva do desenho dos meus vinhos. Continuo a acreditar nos vales calcários de Bucelas e nas delicadas colinas, xistosas da Vidigueira, como locais de excelência para a produção dos meus vinhos. Nesta perspectiva, e para celebrar o Verão, surgem estas novas colheitas, frescas e ideais para um brinde ao Verão” explica Paulo Laureano.



Os brancos: Paulo Laureano DOC Bucelas Branco 2014, Paulo Laureano Premium Vinhas Velhas Branco 2014, Paulo Laureano Reserve Branco 2014, Dolium Escolha Branco 2013 by Paulo Laureano, Paulo Laureano Genus Generationes Maria Teresa Laureano Verdelho 2014 e a grande novidade: Paulo Laureano Genus Generationes Teresa Laureano Rosé 2014 são as seis novas sugestões do enólogo já disponíveis com um PVP entre 5,49 € e 12€. 

Paulo Laureano DOC Bucelas Branco 2014

Arinto, Esgana-Cão (Cercial), solos calcários, um clima temperado, fermentação em inox, estágio sob uma borra fina de levedura. Esta é a receita para um Bucelas branco, com notas acentuadas de mineralidade, muita frescura, longo palato, muita personalidade. Um vinho diferente, em busca de conversa ou de coisas do mar. PVP – 5,99 euros (IVA incluído) 

Paulo Laureano Premium Vinhas Velhas Branco 2014

Das colinas suaves e xistosas da Vidigueira, uvas de Antão Vaz, fermentadas em barricas novas de carvalho francês, Arinto e Fernão Pires, encerradas em inox até ao lote final. As vinhas velhas da Vidigueira, permitem uma concentração e frescura única destas castas, que contribui para a elegância, envolvência e persistência deste vinho. Notas tropicais e cítricas do Antão Vaz, mineral do solo e do Arinto, flores brancas do Fernão Pires e alguma especiaria da madeira, num corpo bem balanceado, suculento e muito longo, mostram como este é um “terroir” único, no Alentejo, para o desenho de vinhos brancos. PVP – 5,49 euros (IVA incluído)

Paulo Laureano Reserve Branco 2014

Antão Vaz é a casta branca “ex-libris” da Vidigueira. È uma casta multidimensional que permite a construção de vinhos varietais. Este foi fermentado em barricas novas de carvalho francês, onde estagiou por um período de 4 meses. Todo o carácter da casta está presente. Notas de manga madura, casca de tangerina, muita mineralidade do solo e a especiaria do carvalho francês. Um Antão Vaz com uma personalidade bem marcada mais uma vez pelos solos e pelo clima da Vidigueira. PVP – 9,99 euros (IVA incluído)

Dolium Escolha Branco 2013 by Paulo Laureano

Na Paulo Laureano Vinus, para além dos vinhos que todos os anos são lançados no mercado, desenham-se edições especiais, sempre que as condições da colheita nos permitem uvas de qualidade extraordinária. Provenientes de uma pequena parcela de vinhas muito velhas, as uvas de Antão Vaz deste vinho, são a excelência da casta, no “terroir” da empresa na Vidigueira. Fermentadas em barricas novas de carvalho francês e estagiadas, durante 8 meses, dão origem a um vinho com um exotismo e profundidade únicos. Elegante e fresco, mas sólido e persistente, precisou de um ano de estágio em garrafa, antes de poder ser lançado no mercado. PVP – 9,99 euros (IVA incluído)

Paulo Laureano Genus Generationes Maria Teresa Laureano Verdelho 2014

Os Genus Generationes estão de volta, o Paulo Laureano Genus Generationes Maria Teresa Laureano Verdelho, mostra o perfil extraordinário desta casta, moldado pela Vidigueira. A vinha reenxertada com varas de Verdelho provenientes de vinhas velhas da Ilha da Madeira, permite a obtenção de um vinho muito mineral, onde a fruta mostra também notas de frescura, mas aparece bem equilibrada, só com fermentação e estágio em inox. O vinho mostra uma diferenciação que explica o porquê da aposta neste Verdelho, de carácter exclusivamente português. PVP – 12.00 euros (IVA incluído)

Paulo Laureano Genus Generationes Teresa Laureano Rosé 2014

Numa altura em que os rosés perderam alguma tonalidade, para alinharem pelas cores da moda, aqui está um rosé de contra-corrente, com uma cor rosé marcante, muita estrutura e frescura, para mostrar como o vinho não pode ser um produto padronizado. Desenhado a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Grossa, mostra groselhas, frutos vermelhos exóticos, excelente acidez, presença e um longo final. Também para contrariar a tendência, fechámo-lo numa garrafa escura, que melhor o conservará e pela diferença juntámo-lo à colecção Genus Generationes, com o nome da Teresa Laureano. PVP – 8,50 euros (IVA incluído)