Pages

Lisb-ON Jardim Sonoro - Jazzanova

São um dos projetos mais influentes da música de dança dos últimos 20 anos, a produzir, editar, remisturar ou simplesmente partilhar, como Djs,  a música que os entusiasma. Começaram movidos pelo gosto comum por jazz e funk e é esse amor pela música que ainda os mantém unidos e que vamos poder ver no dia 6 de setembro, no Lisb-ON Jardim Sonoro.


Os Jazzanova são um coletivo de Berlim formado em 1995. Axel Reinemer, Juergen von Knoblauch, Alexander Barck, Stefan Leisering, e Claas Brieler conheceram-se no circuito de clubes da cidade. Começaram como Djs, criaram uma editora (Jazzanova Compost Records), editaram um single (Fedimes Flight), depois outro (Caravelle) e num instante tornaram-se num fenómeno, com convites para atuações fora da Alemanha e infindáveis remisturas. O cd duplo Jazzanova –the remixes 1997-2000  é um disco essencial para definir o som da segunda metade dos anos 90 e serve de manual estético dos Jazzanova, aplicado a nomes fundamentais como United Future Organization, Ursula Rucker, 4 Hero ou Koop. O mesmo se passa com The remixes 2002-2005 que tem, entre outras, a magnífica remistura de Our Time Is Coming dos Masters At Work com Roy Ayers. É verdade que grande parte do trabalho dos Jazzanova tem sido sobre material de outros mas 3 álbuns de originais solidificam a sua reputação: In Between (2002), Of All The Things (2008) e o mais recente, Funkhaus Studio Sessions (2012), são discos de música de dança com sensibilidade soul e influências de jazz e funk, mostrando bem a evolução do coletivo, desde os primeiros tempos, em que o sampling era ferramenta fundamental, até à procura de novos horizontes ao lado de cantores e músicos. Como se isso não bastasse, também são Djs com longa carreira internacional e dirigem a editora Sonar Kollektiv, selo fundamental na música electrónica de inspiração nu-jazz dos últimos 15 anos.

Hoje, os Jazzanova são um nome de culto mas, acima de tudo, um coletivo seguro de si o suficiente para se reinventar como banda de nove elementos. Fazem-no convidando para frontman o músico e cantor Paul Randolph. Nascido em Filadélfia, mas a viver em Detroit há muito, Paul Randolph gravou como Van Renn nos anos 90, editou o primeiro álbum (This is What It is, 2004) na Mahogani Music de Kenny Dixon Jr (Moodymann), trabalhou com Carl Craig no projeto Innerzone Orchestra (é a voz assombrosa de People Make the World Go Round) e colabora com os Jazzanova desde 2008. Juntos gravaram o álbum Funkhaus Studio Sessions e desenvolveram um incrível espetáculo ao vivo que combina jazz, electrónica, soul e todo o ecletismo que fez, e faz, dos Jazzanova um projeto sempre excitante e inovador. Depois de terem passado por alguns dos principais palcos do mundo, nomeadamente festivais de Jazz como Montreux, Shangai Jazz Festival ou North Sea Jazz Festival, atuam pela primeira vez em Lisboa com esta formação.