Pages

Uma Tour pelas adegas

Nascido em França e criado no Brasil, filho de um português e de uma brasileira, radicou-se no país paterno há cerca de 4 anos e trouxe consigo as tertúlias musicais que já fazia na sua casa de Ipanema, onde o vinho era o fio condutor de cada noite.


Amante de bom vinho, e músico de excelência, Pierre Aderne trás até nós as tertúlias "Rua das Pretas" e entra em digressão pelas adegas nacionais. Juntar o charme das vinhas com a delícia dos bons vinhos e  o prazer de ouvir boa música tocada e cantada ao vivo, é o mote para fazer a primeira tournée vínica da "Rua das Pretas" e percorrer adegas do Alentejo, Lisboa, Bairrada, Douro e Dão. O tour tem inicio já amanhã dia 29 de Agosto, das 19 às 22 horas na Herdade do Esporão. A primeira tertúlia vínica conta com a presença de Nadine Brás, João Barradas e Tiago Pereira - autor da Musica Portuguesa a gostar dela própria - que traz Paulo Colaço de fortes raízes de música alentejana. Kátia Guerreiro, Cristiana Águas, Cuca Roseta, Sara Tavares, entre muitos outros, são nomes e amigos que Pierre Aderne convida regularmente para participarem nas suas "Rua das Pretas".


“O vinho e a música têm a capacidade de juntar pessoas de forma orgânica e criar momentos especiais de partilha. O facto de ser em adegas potência ainda mais essa aproximação entre público e artista. Será tempo, nas adegas, de receber pessoas e celebrar o seu maravilhoso vinho. Quando iniciei estas tertúlias vínicas há quase 10 anos, ainda no Rio de Janeiro, sonhava em poder fazê-las em adegas portuguesas, pois o vinho sempre foi o fio condutor dessas noites. A guitarra, a voz e um copo cheio de histórias a serem partilhadas. Estar perto desses 'compositores' (produtores) que tanto admiro é uma dádiva. Bem haja!”, refere Pierre Aderne. Para além de músico de talento único pela personalidade da sua música, nutre uma paixão ímpar pelo vinho português e que inspirou a tatuagem que tem no seu braço - o símbolo do Douro -, como prova de amor eterno. Compôs três músicas para a região e para o vinho português, entre elas "Neblina”, uma ode à touriga nacional, filmado no outono da Quinta do Crasto.