Pages

Apicius + Cerveteca Lisboa = Jantar de foie gras com boa cerveja

Os nomes de Joana Xardoné e de Francisco Magalhães, podem não dizer nada à maior parte de nós, mas a Joana e o Francisco são os chefs do maravilhoso restaurante Apicius, que muito tem dado que falar, principalmente pelo destaque que dão ao foie gras na sua carta. A Cerveteca, também pode não ser um nome muito familiar, mas os apreciadores de cerveja certamente conhecem o seu espaço no Praça das Flores. E o que têm em comum o Apicius e a Cerveteca? A resposta é simples: o primeiro menu degustação que une a cerveja ao foie gras.


Desde o primeiro dia de vida do restaurante Apicius que os seus chefs, têm dado uma especial atenção ao foie gras. Começou por ter uma secção própria na carta, logo a seguir às entradas e antes dos pratos principais, e agora está presente num dos clássicos da casa, o "já famoso" prego de bao com foie gras, que por 6€ pode ser adicionado a um dos três menus degustação que o restaurante dispõe. Para dar ainda mais destaque ao foie gras, os chefs lançam dois dias especiais, 3 e 4 de dezembro, onde será servido um menu degustação de foie gras. Para tornar a experiência ainda mais original, convidaram a Cerveteca Lisboa para harmonizar os pratos com cervejas artesanais. O valor do menu é de 50€ por pessoa, e é composto por 5 pratos devidamente harmonizados por 5 belas cervejas. As reservas devem ser feitas para o 213 900 652. Sem dúvida a não perder.


O prato: Creme inglês de foie gras com cogumelos e chips de mandioca 
A cerveja: Saison Dupont, uma cerveja belga tradicionalmente feita em quin-tas na primavera, aromas frutados e florais com 6,5º

O prato: Foie gras de escabeche, batata-doce e coentros 
A cerveja: Mikkeler Vestebro Wit, uma cerveja belga aromatizada com casca de laranja, sementes de coentros e sabor a malte torrado

O prato: Foie gras “au torchon” marinado em cerveja Urraca Vendaval (uma IPA frutada) para barrar em pão de cerveja preta Zé Arnaldo (uma Porter de cereais torrados) 
A cerveja: Brewdog Jackhammer, cerveja escocesa, amarga, com notas de toranja

O prato: Prego de foie gras em pão ao vapor com pepino fermentado 
A cerveja: Rogue Chipotle Ale, uma americana da costa oeste, com ligeiro travo picante e sabor a pimentos fumados

O prato: Iogurte de foie gras com cevada e redução de Mean Sardine Zagaia (cerveja da Ericeira, adocidada) 
A cerveja: Rochefort 10 (cerveja trapista, feita por monges em conventos,
sem fins lucrativos)