Pages

Gentleman's Hour com Ayres Bespoke Tailor

Foi a terceira vez que João Jacinto Ferreira, o homem por trás do Gentleman's Journal, organizou uma Gentleman's Hour no Purista. Foi a terceira vez que com todo o gosto fizemos questão de estar presentes, não só pela maravilhosa cerveja artesanal Affligem, e do maravilhoso convívio, mas também para conhecer a mestria de Ayres Gonçalo, o jovem e talentoso alfaiate, que dá continuação ao legado da família. 


Fotografias de João Bacelar
Na arte de dar e bem receber é difícil estar à altura do João. Gentleman por natureza e um ótimo comunicador, é sempre com enorme prazer que recebemos os seus convites. Desta vez e em modos de recordar a arte de bem vestir, que felizmente parece estar a renascer, trouxe à sua Gentleman's Hour o alfaiate Ayres Gonçalo. Ayres Gonçalo cresceu no seio de uma família tradicional de alfaiates e cedo demonstrou interesse por esse ofício. O seu avô, de nome Ayres Carneiro da Silva, dono do estabelecimento Ayres Alta Costura, foi considerado um dos melhores alfaiates portugueses; ao longo de uma carreira de mais de setenta anos. Produziu fatos e outros artigos para uma distinta carteira de clientes, incluindo artistas, desportistas, parlamentares e banqueiros. Ao longo da sua juventude, Ayres demonstra um interesse crescente por tecidos, agulhas e tesouras, e aos 16 anos, já apaixonado pela alfaiataria, decide começar a trabalhar em part-time no atelier do avô, acompanhando-o nas visitas aos clientes e assim adquirindo experiência com tecidos e provas. Aos 19 anos, a alfaiataria passou a ser a sua ocupação a tempo inteiro, sempre sob a alçada do avô. Em 2004, então com 23 anos, decide estudar corte na Sociedad de Sastres de España, em Madrid, para melhorar os seus conhecimentos e técnicas. De noite frequentava as aulas do curso, enquanto de dia trabalhava com o prestigiado alfaiate Pedro Muñoz, no número 72 da Calle Serrano. Em Junho de 2005, é-lhe atribuído o certificado de Cortador de Sastreria pela Sociedad de Sastres de España.


Fotografias de João Bacelar

Em 2006, decide rumar a Londres para concretizar o sonho de trabalhar em Savile Row – a famosa rua londrina onde exercem os mais prestigiados alfaiates do Mundo. As hesitações iniciais tornam-se certezas quando, ao fim de quinze dias, assegura uma colocação na prestigiada Gieves & Hawkes, localizada no n.º 1 da mesma rua. Aí tem a oportunidade de elaborar fatos e outros artigos de acordo com os mais elevados padrões de técnica vigentes em Savile Row. A confecção de um fato para o Príncipe Carlos terá sido, seguramente, um dos momentos mais especiais da sua carreira. Em 2009, ainda a trabalhar na Gieves and Hawkes, é finalista do Golden Shears Contest, concurso destinado a reconhecer jovens alfaiates a exercer no Reino Unido. Já em 2010 recebe o certificado de Savile Row Bespoke Tailor pela Savile Row Bespoke Association. Esse título certifica-o definitivamente como alfaiate naquela rua londrina. Ainda em 2010, decide ter uma experiência fora da Europa, rumando a Nova Iorque, onde tem a oportunidade de trabalhar com Michael Andrews Bespoke até Maio de 2011. Esta parceria permite-lhe reforçar a sua experiência, através do contacto com as práticas de alfaiataria nova iorquinas, tendo-o ainda conduzido à China, onde trabalhou durante alguns meses, dando formação a alfaiates em Hong Kong. Ayres Gonçalo entende que chegou o momento de dar continuidade à sua tradição familiar e fundar a marca Ayres Bespoke Tailor. Encontra-se presentemente em Portugal, onde, dividindo o seu tempo entre Lisboa e Londres, se dedicará em exclusivo aos clientes portugueses e internacionais que o têm seguido ao longo destes anos de aprendizagem, pesquisa e maturação dos atributos que fazem dele o alfaiate que é hoje.

Fotografia de Gentleman's Journal
Entre as caras novas presentes e os muitos repetentes nestas horas de cavalheiros, estivemos no convívio, degustámos a cerveja artesanal Affligem e ouvimos todas as explicações que o Ayres Gonçalo nos deu, enquanto desenhava e cortava um fenomenal fato num dos seus maravilhosos tecidos. Quanto ao João deixamos o nosso obrigado pelo convite, e até à próxima Gentleman's Hour's.