Pages

Costa Pinheiro: Um Livro, Uma Homenagem

É já amanha dia 12 de novembro, pelas 19h30, que a São Roque lança a versão em português do livro “Imaginação & Ironia” de António Costa Pinheiro. A apresentação será feita pelo professor Bernardo Pinto de Almeida, seguida de um momento musical por João Afonso, Rogério Cardoso Pires e António Afonso. O evento, que pretende também ser uma homenagem a uma  das maiores personalidades na arte portuguesa do século XX (falecido no passado mês de outubro), terá lugar na São Roque too, local onde está a decorrer a última exposição do artista: “Costa Pinheiro, O Pintor Ele-Mesmo”.

“Espaço-Poético de Fernando Pessoa e Meu”, Munique 1979_80
Testemunho importante da arte de vanguarda na década de 60, este livro teve um enorme reconhecimento na Alemanha, como o atestam o importante prémio da Fundação Erika-Reuter de Munique, atribuído em 1970. Editado em alemão e francês, nunca o foi em português, situação a que o artista se referia com mágoa. O livro vai finalmente ser apresentado em português pela São Roque, com o texto original do artista, numa homenagem que se pretende prestar a este que foi, sem dúvida, um dos maiores na arte portuguesa do século XX.

-Romance II - A Batalha dos Unicórnios-, 1963 
A ideia surgiu em 1967 quando, terminada a série dos Reis, Costa Pinheiro abandona a pintura, num período de reflexão que durou até 1973 e se concentra em práticas conceptuais, como a desmaterialização do objeto artístico (tratada no texto “Imaginação & Ironia”) e o projeto Citymobile, colocando a arte em diálogo com uma arquitetura utopista, cósmica. Estes projetos, visavam integrar a poesia nos espaços urbanos e criar formas alternativas, mais criativas, de construir e habitar as cidades, tendo por função reabilitar a capacidade imaginativa dos humanos, com o lema “L’Imagination est notre Liberté”. 

“La Fenêtre de ma Tête → Cezanne”, 1988
Quanto à exposição, o conjunto de 70 trabalhos, bem demonstrativo da grande qualidade artística do-autor, permite, numa viagem entre 1955 e 1985, conhecer o seu percurso, um pro-cesso criativo e inovador em constante transformação. Poderá visitar a mesma de segunda a sábado, das 10h30 às 19h30, e até ao final do ano.