Pages

Cocktails de Natal

A pouco mais de um mês do Natal, já se começa a sentir o tempo um pouco mais fresco, mas nada como abraçar a época e aquecê-la com coisas boas. Num dos momentos mais especiais de todo o ano, os brindes às recordações e aos projectos futuros são muitos. Sejam entre família ou entre amigos, razões é o que não vai faltar para erguermos os copos. 



A pensar nisto, a Diageo Reserve convidou Zé Maria Robertson do CINCO Lounge em Lisboa e João Rodrigues do Columbus Bar em Faro, ambos vencedores do World Class em Portugal, para criarem dois cocktails fáceis de serem reproduzidas em casa que prometem surpreender amigos e familiares durante esta época festiva.



Zé Maria Robertson criou o cocktaill Haig Club Hot Buttered Christmas, uma bebida quente para ser apreciada em família. Que requer o seu trabalho, mas é de fácil execução. Para começar necessitamos de:

- 50ml de whisky Haig Club
- 20 ml de xarope de baunilha
- 30ml de chá Lapsang Souchong
- 20ml de sumo de limão
- 80ml de sumo de maçã
- 10 ml de sumo de gengibre
- 1 c. de sobremesa de manteiga

Colocam-se todos os ingredientes numa panela pequena e levamos ao lume, deixando levantar uma leve fervura e mexendo com frequência. Por último passar tudo com uma varinha mágica para homogeneizar a bebida e servir numa caneca. Nota, o whisky deve ser o último a ser colocado.



João Rodrigues criou o cocktail Tanqueray N.º TEN Piebald Pink, uma leve mas sofisticada bebida, ideal para jantares entre amigos. Necessitamos de:

- 5cl de gin Tanqueray N.º TEN
- 5cl de vinho Covela Rosé 2015
- 2cl de xarope de morango Monin

Colocamos todos os ingredientes num copo misturador ao qual adicionamos gelo e agitamos. Coamos a bebida para um copo vintage de pé alto ou estilo martini e decoramos o copo com açúcar em pó e bagas de azevinho. Mais simples só se saísse assim da torneira.